Buscar no site

"Movimentação de facção criminosa" faz Justiça fechar aeroporto de Presidente Venceslau

Determinação é válida pelo período de 20 dias e Tropa de Choque está no município

Redação AssisCity com informações do site G1/ Fotos: Foto: Wagner Bueno e Murilo Zara

  • 11/10/18
  • 13:00
  • Atualizado há 289 semanas

Nesta quarta-feira, 10, a Justiça determinou o fechamento do Aeroporto Municipal de Presidente Venceslau pelo período de 20 dias.

Segundo o site G1, a determinação se deu pelo juiz corregedor da Penitenciária 2 do município, Gabriel Medeiros, na qual a municipalidade deve tomar as providências necessárias para o isolamento físico da pista do Aeroporto Municipal, que fica localizado nas proximidades do Parque de Exposições Alfredo Elis Neto e do Residencial da Faive.

De acordo com nota divulgada pela prefeitura, serão colocadas barreiras para impedir pousos e decolagens pelo prazo de 20 dias. O motivo seria a preocupação de que líderes de facção criminosa poderiam ser resgatados da Penitenciária.

"De conformidade com o ofício recebido existe movimentação de facção criminosa para fins de resgate de líderes que se encontram reclusos na P2 de Presidente Venceslau. A preocupação é atinente ao aeroporto municipal, que fica próximo ao estabelecimento prisional, que seria utilizado como logística para eventual ação criminosa que estaria em curso", afirma a nota.

Segundo a nota, o prefeito já determinou a tomada de providências.

"A Prefeitura vai promover, juntamente com a Polícia Militar, a interdição da pista do aeroporto. Já foi providenciada comunicação da medida para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para comunicação nacional da interdição temporária", salienta.

O site G1 também falou com a Polícia Militar a respeito da movimentação da Tropa de Choque, que está na cidade e também na região, o que tem causado apreensão por parte dos moradores.

A PM informou que a Tropa está dividida por cidades da área de abrangência do 42º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), que tem sede em Presidente Venceslau. O batalhão atende 11 municípios, que vão de Santo Anastácio a Rosana.

Sobre as motivações, a corporação declarou ao G1 que é "uma operação de rotina e prevenção geral". A PM ainda explicou que a tropa sempre realiza apoios em outras regiões do Estado - que não a capital paulista - e veio a Presidente Venceslau para contribuir na segurança neste período eleitoral.

As equipes chegaram no dia 5 de outubro e não há prazo estipulado de permanência. Há viaturas das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e o blindado conhecido como "caveirão". Por questões de segurança, a quantidade de equipes e policiais que estão na região não foi divulgada.

Em nota ao G1, a Polícia Militar também esclareceu que realizou operações nesta quarta-feira, 10, no município de Presidente Venceslau, com o emprego de recursos do Comando de Policiamento de Choque.

"Trata-se de uma operação programada, dentro da agenda daquele comando especializado, com o objetivo de reduzir indicadores de crimes patrimoniais. Cabe realçar que o treinamento da tropa de choque é constante e periódico, e ocorre rotineiramente, tendo em vista que deve estar apta e preparada para ser empregada em todo o território do Estado de São Paulo, quando a situação assim exigir", concluiu a PM.

Aeroporto de Presidente Venceslau ficará fechado por 20 dias

Tropa de Choque da PM está em Presidente Venceslau desde a semana passada

Receba nossas notícias em primeira mão!