Buscar no site

Mulher é presa por maus-tratos a animais em Santa Cruz do Rio Pardo

Os animais apresentavam escore corporal fraco, estavam magros, confinados em espaços reduzidos e sem acesso a alimentação e água adequadas

Redação AssisCity

  • 23/06/23
  • 16:00
  • Atualizado há 44 semanas

Durante a operação "Impacto" e "Corta Fogo", realizada no dia 22 junho, a Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia de maus-tratos a animais em um sítio localizado na Rodovia SP 225, bairro Figueira, no município de Santa Cruz do Rio Pardo. A equipe deslocou-se até o local para verificar a veracidade dos fatos.

Ao chegarem ao sítio, os policiais constataram uma situação deplorável, onde diversos animais se encontravam em condições precárias, sem alimentação adequada, água e em estado de magreza. Entre os animais negligenciados estavam três gados (uma vaca, um boi e um bezerro), seis cachorros (três da raça Pinscher trancados dentro da residência e três de raça não definida do lado de fora), sete cabras e um porco.

A equipe solicitou a presença do veterinário credenciado do município que constatou os maus-tratos aos gados e aos cachorros. Os animais apresentavam escore corporal fraco, estavam magros, confinados em espaços reduzidos e sem acesso a alimentação e água adequadas. Os cachorros estavam sendo alimentados com restos de comida deteriorada e imprópria, além de sujeira, fezes e urina por toda parte. Em relação às cabras e ao porco, o veterinário avaliou que estavam em condições saudáveis, sem presença de ectoparasitas.

divulgação - Cachorros encontrados em estado de maus-tratos - Foto: Polícia Ambiental
Cachorros encontrados em estado de maus-tratos - Foto: Polícia Ambiental

Uma testemunha, moradora de outra casa na mesma propriedade, confirmou que a denunciada realmente não trata bem os animais, recusa ajuda para cuidar deles e relatou que, em uma ocasião anterior, outra pessoa retirou três baldes com ratos mortos de dentro da casa da denunciada.

Diante dos fatos constatados e do laudo veterinário, a moradora foi detida e conduzida à Central de Polícia Judiciária do município, onde os policiais informaram a delegada de plantão, Dra. Isabel de Oliveira Bertoldo, sobre o ocorrido. A prisão foi ratificada e solicitada uma perícia no local.

divulgação - Gados encontrados em estado de maus-tratos - Foto: Polícia Ambiental
Gados encontrados em estado de maus-tratos - Foto: Polícia Ambiental

Quanto aos gados, foi realizado contato com o Sr. Rodolfo, responsável por um convênio com a Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, que ficou designado como depositário dos animais. Os seis cachorros foram encaminhados ao Canil "Auto Posto Paloma".

Em decorrência dos atos de maus tratos a nove animais domésticos/domesticados, foi elaborado um auto de infração ambiental no valor de R$ 27.000,00, de acordo com o artigo 29 da Resolução SIMA 05/21 e o artigo 32 da Lei Federal 9.605/98. A ocorrência foi apresentada na Central de Polícia Judiciária, e a autora permanecerá à disposição da Justiça.

Receba nossas notícias em primeira mão!