13 de Agosto de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Músicos lançam curta-metragem em homenagem ao centenário de Palmital

'A Eterna Noiva do Planalto' conta de forma poética a história do Município

O músico Paulinho Valério e o ator Pedro Abranches lançaram um curta-metragem em homenagem ao centenário da cidade de Palmital.

Da letra até a produção e filmagem do curta os dois amigos resolveram contar a história da cidade com um lado poético, cultural e artístico.

Divulgação - Pedro Abranches, compositor de 'A Eterna Noiva do Planalto'
Pedro Abranches, compositor de 'A Eterna Noiva do Planalto'


"Nós queríamos retratar nossa cidade de uma forma diferente do que conta o Hino. Queríamos contar momentos importantes da história, fazer parábolas com acontecimentos importantes ao longo desses 100 anos de Palmital", diz Paulinho.

Divulgação - Paulinho Valério, compositor de 'A Eterna Noiva do Planalto'
Paulinho Valério, compositor de 'A Eterna Noiva do Planalto'


Em meio a essa pandemia, a dupla começou a colocar o projeto em prática, produziu a letra, a melodia, iniciou as gravações e a música ganhou vida.

"Nós trouxemos o codinome 'Noiva da Planalto' de volta; título que a cidade ganhou em meados dos anos 60 ou 70. Uma mulher interpretou esse personagem e contamos a história da noiva que nunca casou e com 100 anos percebeu que o amor verdadeiro dela são todos os moradores de Palmital e por isso não quer casar", conta o músico.

Divulgação - Composição, produção e gravação do projeto 'A Eterna Noiva do Planalto'
Composição, produção e gravação do projeto 'A Eterna Noiva do Planalto'


Paulinho conta que a intenção era promover algo emocionante."Sabíamos que, em parte, a pandemia ofuscaria essa data tão especial, então quando começamos, no final de março, nossa intenção era emocionar os moradores com a história especial de nossa cidade", completa.

Divulgação - Maria Fernanda Valério, Noiva jovem
Maria Fernanda Valério, Noiva jovem


Divulgação - Bastidores do clipe 'A Eterna Noiva do Planalto'
Bastidores do clipe 'A Eterna Noiva do Planalto'


Sem vínculos políticos, Paulinho e Pedro contam que escolheram pessoas próximas para as interpretações do curta. "Por conta da pandemia, buscamos pessoas do nosso dia a dia para as filmagens e uma delas era minha tia, Darci de Lima Maimoni, de 68 anos, que interpretou a noiva velha. Depois de 15 dias que havíamos terminado as gravações ela faleceu, não chegou a ver o vídeo completo, por isso no final fazemos uma homenagem a ela", conta Paulinho emocionado.

Divulgação - Darci de Lima Maimoni, noiva velha
Darci de Lima Maimoni, noiva velha


O curta-metragem está disponível no canal do Youtube de Pedro Abranches e Paulinho Valério, e pode ser acessado por todos que se interessarem em saber mais sobre a história de Palmital.



Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM