Buscar no site

Paróquia de Florínea tem novo pároco e outras igrejas da região também passam por mudanças

A paróquia ficará sob a responsabilidade do padre Anderson Santana Cunha

Redação AssisCity/ Foto: Divulgação

  • 03/01/18
  • 08:00
  • Atualizado há 330 semanas

A paróquia de Florínea terá um novo padre a partir desta quarta-feira, 3. Nascido em Nantes e ordenado em novembro de 2017, o padre Anderson Santana Cunha, de 26 anos, foi o escolhido para ocupar o cargo.

"Eu fui ordenado no dia 24 de novembro, em Nantes, minha cidade natal, e também fui vigário paroquial em Maracaí, onde auxiliei os trabalhos de outro padre. No final de 2017, o bispo Dom Argemiro conversou com os padres da Diocese sobre as mudanças para este ano que se inicia e estou muito feliz de ser o novo pároco de Florínea. Além disso, também irei atender uma parte da zona rural de Cândido Mota, que inclui os distritos de Frutal do Campo, Porto Almeida e São Benedito", afirma Anderson.

O novo padre também falou sobre os trabalhos que serão realizados em sua nova cidade e as expectativas para este ano.

"Meu coração está bastante alegre, especialmente pela confiança do bispo em me enviar para Florínea. Trata-se de uma paróquia que existe há mais de 50 anos e que sempre foi de muito trabalho, além de uma história bastante importante. Estou me sentindo muito acolhido, tenho recebido ligações e mensagens de boas vindas, e as expectativas são as melhores. A primeira grande missão de um padre é celebrar as missas, mas a vida eucarística vai além disso, já que temos uma ação evangelizadora. Isso inclui visitas às famílias, trabalhos com as pastorais, trabalhos sociais, assistência aos pobres, além da catequese de crianças, jovens e adultos. Esse é um trabalho que não começa e nem termina comigo, mas que estarei à disposição para ajudar", salienta.

Padre Anderson disse que também pretende realizar um ótimo trabalho com a comunidade carcerária de Florínea.

"A paróquia de Florínea tem um diferencial pelo trabalho realizado na Penitenciária. Ainda estamos em contato com o corpo administrativo, mas queremos dar toda a assistência religiosa católica para os presos e funcionários. Também tem uma grande casa de retiros, onde passa um grande número de pessoas, e será um ano de muitas atividades. Estou animado, feliz, e acredito que essa seja uma paróquia bastante atuante, que recebeu bons padres ao longo de sua história. É uma alegria começar o ano de 2018 dessa forma", conclui.

Além do padre Anderson, a Diocese de Assis divulgou nesta semana quais serão as mudanças que as paróquias e demais comunidades religiosas da cidade, e também da região.

As mudanças acontecem anualmente, após a consulta ao Conselho de Presbíteros, e servem para uma melhor organização da vida paroquial e também comunitária.

Dentre as mudanças estão o Santuário Nossa Senhora das Graças, da Vila Adileta, que terá como pároco o padre José Joaquim Damásio Neto, enquanto a Paróquia Santa Cecília foi incumbida ao padre Odair de Oliveira.

Paróquias da região também tiveram mudanças, como a Paróquia São Donato, de Pedrinhas Paulista, que será de responsabilidade do padre José Martins Cardoso.

O Seminário São José terá o cargo de Reitor ocupado pelo padre Eduardo Andrade de Moraes, que também continua como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Prudenciana.

O vice-reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, de Marília, será o padre Carlos Augusto Martins Junior, que também continua como vigário paroquial da Catedral, atendendo especificamente na Capela São Francisco de Assis.

Além disso, o seminarista Alan da Cruz Joaquim será ordenado diácono no dia 22 de dezembro, sexta-feira, na Paróquia da Vila Prudenciana, a partir das 19h30. Ele exercerá seu ministério e residência na mesma paróquia, além de auxiliar os padres Eduardo e Orlando em seus trabalhos.

Para finalizar, a Diocese também divulgou os estágios pastorais dos seminaristas em 2018, que você confere na tabela abaixo.

A primeira missa celebrada pelo padre Anderson em Florínea acontece nesta quarta-feira, 3, a partir das 19h30, na Igreja Matriz. Para conhecer um pouco mais sobre a sua história, clique aqui.

Padre Anderson Santana Cunha

Confira as mudanças dos padres e suas comunidades:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais