Buscar no site

Secretário executivo da SAP, prefeito e presidente da câmara municipal visitam penitenciária de Florínea

Autoridades estiveram na Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda e depois foram à penitenciária de Assis

Divulgação

  • 19/09/22
  • 11:00
  • Atualizado há 83 semanas

Na última sexta-feira (09/09), a Penitenciária de Florínea recebeu a visita do Secretário Executivo da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Luiz Carlos Catirse, no encerramento da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda realizada na unidade prisional. Ele estava acompanhado pelo Coordenador de Unidades Prisionais da Região Oeste, Roberto Medina, e pelo diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação da Coordenadoria Oeste, Eraldo Oliveira de Jesus.

Em 06/09, o prefeito Paulo Eduardo Pinto e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Florínea, Jair Paulino Barreiros, estiveram presentes na cerimônia de abertura do evento, o qual é voltado aos sentenciados e há dois anos não acontecia devido à pandemia da Covid-19.

Divulgação - Diretor da penitenciaria mostrou estrutura local para Catirse e Medina (da esquerda à direita) - Foto: Divulgação
Diretor da penitenciaria mostrou estrutura local para Catirse e Medina (da esquerda à direita) - Foto: Divulgação

Após a visita em Florínea, as autoridades da SAP se deslocaram à Penitenciária de Assis onde almoçaram e visitaram as instalações, conhecendo os projetos educacionais, de trabalho, saúde e reintegração social desenvolvidos pela unidade prisional.

Solenidade

Esta é a terceira edição da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda realizada na penitenciária de Florínea, desde sua inauguração em 26/02/2016, e ocorre após dois anos de paralisação devido à pandemia. Nesta ocasião, os sentenciados tiveram diversos documentos emitidos e regularizados, receberam atendimento jurídicos, vacinas e atendimentos de saúde, além de participar de palestras e cursos com certificados promovidos pela Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) e Célula de Referência Técnica (CRT), ambas vinculadas à Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) da SAP.

Divulgação - Autoridades da SAP estiveram presentes na unidade - Foto: Divulgação
Autoridades da SAP estiveram presentes na unidade - Foto: Divulgação

Dentre as palestras, os sentenciados aprenderam sobre prevenção a doenças de pele e saúde bucal, progressão de regime, empregabilidade no mundo pós pandemia, plano de negócios, inteligência emocional, comunicação e oratória, Storytelling, preparação para a liberdade e orientações sobre a CAEF. Além disso, desenvolveram atividades em grupo e participaram de momentos que os tiraram da rotina do cárcere, agregando valores e conhecimentos úteis ao convívio tanto na unidade quanto, futuramente, na sociedade.

Divulgação - Durante evento, maquetes feitas por alunos sentenciados ficaram expostas ao público (ao fundo) - Foto: Divulgação
Durante evento, maquetes feitas por alunos sentenciados ficaram expostas ao público (ao fundo) - Foto: Divulgação

Divulgação - Sentenciados passaram por diversos atendimentos, inclusive médicos - Foto: Divulgação
Sentenciados passaram por diversos atendimentos, inclusive médicos - Foto: Divulgação

Alguns sentenciados, matriculados na educação formal, expuseram maquetes montadas por eles sobre sustentabilidade no mundo corporativo, bem como, participaram de atividades lúdicas relacionadas a competências e habilidades importantes ao mundo do trabalho.

Receba nossas notícias em primeira mão!