Buscar no site

Assis mantém 0 casos de sarampo, mas vacinação precisa ser mantida em dia, alerta Saúde

Nesta quinta-feira, 22, OMS alertou para o surto de sarampo na Europa; Brasil zerou casos em 2023

Redação AssisCity

  • 23/02/24
  • 09:00
  • Atualizado há 9 semanas

Nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu uma resposta urgente contra o surto de sarampo que a Europa tem sofrido nos últimos anos e que está afetando milhões de crianças de diversos países do continente.

De acordo com a OMS, o número de casos de sarampo declarados no mundo aumentou 79% em 2023. A OMS lembra que a prevenção do sarampo no mundo implica que 95% das crianças recebam duas doses da vacina.

No Brasil, o Ministério da Saúde conseguiu zerar o número de casos de sarampo em 2023, depois de ter registrado mais de 20 mil casos em 2019. Em São Paulo, o número também foi baixando desde 2019, quando registrou 17.816 casos de sarampo no estado inteiro. Em 2020, o número caiu para 879. Em 2021 e 2022, os números de casos não passaram de 10 e em 2023 também zerou.

Em entrevista ao Portal AssisCity, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Assis, Aline Biondo Alcântara, destacou a importância da prevenção. "Estamos seguindo com ações de prevenção e controle na vacinação, tanto nas salas de vacina quanto em todas as ações de vacina extramuro, ou seja, fora das unidades. Para continuar com 0 casos de sarampo, nós só temos a prevenção com a vacina, mas é preciso estar alerta e contamos com a conscientização da população para manter as vacinas em dia", disse.

Agência Brasil - Assis mantém 0 casos de sarampo, mas vacinação precisa ser mantida em dia, alerta Saúde - FOTO: Agência Brasil
Assis mantém 0 casos de sarampo, mas vacinação precisa ser mantida em dia, alerta Saúde - FOTO: Agência Brasil

A vacina do sarampo é uma das vacinas de rotina estipuladas pelo Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Ela está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde que possuem uma sala de vacina.

De acordo com o PNI, o ideal é que os bebês recebam a primeira dose aos 12 meses de idade e depois recebam o reforço aos 15 meses. Em Assis, é possível tomar a vacina do sarampo nas seguintes unidades:

ESF Bela Vista

Avenida Perimetral, 834

ESF Jardim Eldorado

Rua Ênio Marquesini, 108

ESF Colinas

Rua José Maurício Nucci, 258

ESF Vila Cláudia

Rua Maria Gonçalves Barbon, 317

ESF Vila Progresso

Avenida São Cristóvão, 1560

ESF Prudenciana

Rua José dos Santos Silva, 441

ESF Glória I

Rua Pastor Abel A. de Camargo, 275

ESF COHAB IV

Rua Pastor Abel A. de Camargo, 275

ESF Vitória

Rua Irmã Maria José Trevisan, 39

ESF Rural

Rua Maria Gonçalves Barbon, 317

ESF Santa Clara

Rua Santa Isabel

ESF Villa Bela

Rua Ênio Marquesini, 108

UBS Bonfim

Rua Senhor do Bonfim, 481

UBS Fiúza

Rua Gonçalves Ledo, 325

UBS Jardim Paraná

Rua Ponta Grossa, 245

UBS Maria Isabel

Rua Santa Isabel, 450

UBS Ribeiro

Rua Viriato Corrêa, 555

UBS Vila Operária

Avenida Antônio Zuardi, 180

De acordo com a SMS de Assis, a ESF Parque Universitário e a ESF Jardim Três Américas ainda não possuem Sala de Vacina dentro da unidade, mas realizam ações extramuros.

Receba nossas notícias em primeira mão!