Buscar no site

Capacetes Elmo ainda não são usados em Assis, hospital informa falta de treinamento

44 capacetes respiradores foram doados no começo de abril

Redação AssisCity

  • 29/04/21
  • 11:00
  • Atualizado há 156 semanas

Os 44 capacetes Elmo, que atuam como respiradores, e colaboraram no tratamento de pacientes com COVID-19, evitando a intubação, ainda não estão sendo usados nas unidades de saúde de Assis.

Os capacetes foram doados após uma campanha realizada pelos Conselhos da Mulher Empreendedora e Jovem Empreendedor da ACIA, e destinados a Santa Casa de Assis, Hospital Regional e UPA e também, para as cidades de Cândido Mota e Pedrinhas Paulista. Palmital também recebeu o equipamento e está utilizando-o.

Os capacetes foram entregues no dia 5 de abril.

Em nota a Santa Casa de Misericórdia de Assis, alega falta de treinamento.

A nota afirma que "para a utilização dos equipamentos a Santa Casa de Assis aguarda o agendamento do treinamento, que deverá ser ministrado pela Escola de Saúde Pública/CE, credenciada para esse fim; a realização do treinamento envolve um processo burocrático entre a Escola e a instituição doadora, com o envio de documentos e inclusive uma publicação em Diário Oficial e devido a isso foi adiado algumas vezes; o Capacete Elmo é um equipamento novo, ainda não contemplado nos protocolos do Ministério da Saúde, que são rigorosamente seguidos na Santa Casa de Assis. Desta forma, o treinamento é fundamental para a sua utilização em pacientes; considerando a urgência do assunto, a Santa Casa informa que está buscando outros treinamentos disponíveis sobre o Capacete Elmo para viabilizar o seu uso, até que o evento pela Escola Pública seja agendado. A Santa Casa de Assis novamente agradece a ACIA, seus Conselhos e todos os doadores da Campanha que possibilitaram os equipamentos para o enfrentamento da pandemia", finaliza a nota.

A UPA, também em nota, informa a necessidade de capacitar os profissionais.

"A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Assis informa que, para que comecem a fazer uso dos equipamentos são necessários alguns treinamentos específicos, já que se trata de um mecanismo novo e, portanto, os profissionais necessitam de capacitação. A Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA) está se empenhando muito para oferecer o treinamento e ele deve acontecer nos próximos dias, para colaboradores da Santa Casa de Assis, Hospital Regional de Assis e UPA."

A reportagem do AssisCity, entrou em contato com as outras instituições que receberam os capacetes, mas até o fechamento desta reportagem não havia obtido retorno das demais entidades.

ATUALIZAÇÃO ÀS 16H02 DE 29 DE ABRIL DE 2021.

Receba nossas notícias em primeira mão!