Buscar no site

Especial: Assisense fala sobre a importância do farmacêutico na vida dos pacientes

Matheus Wendell destaca a confiança da população nos profissionais

Redação AssisCity

  • 20/01/24
  • 08:00
  • Atualizado há 14 semanas

Neste sábado, 20 de janeiro, comemora-se o Dia do Farmacêutico, e para prestar uma homenagem especial a esses profissionais, o Portal AssisCity entrevistou Matheus Wendell Cardoso Ribeiro, atuante na área de farmácia há 10 anos.

Formado em 2014 pela Universidade Paulista (UNIP), Matheus se apaixonou pela profissão durante o curso e escolheu a área de drogaria. Ele se especializou em cursos de prescrição farmacêutica e farmacologia. "Hoje, acabo ficando pouco na parte do atendimento, pois a gestão toma muito tempo, mas é o coração da empresa. Por isso, recentemente, me aprofundei bastante com cursos específicos de gestão farmacêutica", explicou.

Apesar de atualmente permanecer na área da Gestão, Matheus viveu por anos atrás dos balcões, atendendo à população que diariamente precisa iniciar tratamentos para os mais diversos tipos de doenças. Nesse sentido, o farmacêutico falou sobre a confiança dos pacientes nos farmacêuticos, indo até as drogarias em busca de orientações.

"Até hoje, a população vai até a farmácia consultar com o farmacêutico em busca de uma indicação. Essa relação de confiança é construída com base no conhecimento do profissional. O farmacêutico é perito em medicamentos, e na maioria das vezes, o profissional vai saber fazer uma indicação rápida, de algum medicamento isento de prescrição médica, que vai sanar a dor ou resolver o problema daquele paciente", destacou Matheus.

Divulgação - Matheus Wendell Cardoso Ribeiro - Foto: Divulgação
Matheus Wendell Cardoso Ribeiro - Foto: Divulgação

A profissão

Para Matheus, a profissão farmacêutica é de extrema importância para a população, pois é por meio dela que os pacientes têm acesso às informações relacionadas aos seus tratamentos.

"Eles podem ter acesso a informações e tirar suas dúvidas quanto aos medicamentos, seu modo de ação, sua dose, posologia. É muito comum a população utilizar os farmacêuticos para esse tipo de esclarecimento", pontuou.

O farmacêutico ressaltou ainda que é muito comum e frequente o uso das famosas etiquetas nas caixas de remédio, onde os farmacêuticos anotam as informações de uso da medicação.

"É papel do farmacêutico conferir a prescrição médica e torná-la entendível ao paciente. O compreendimento de como tomar o medicamento é de suma importância para o tratamento, pois caso a posologia da prescrição não seja seguida, é grande a chance de o tratamento ter sua eficácia alterada ou até anulada", esclareceu o profissional.

A COVID-19

Matheus encerrou sua entrevista citando a importância da Drogaria Medicamentos Brasil no combate à COVID-19. "Nós fomos a primeira farmácia independente de Assis a realizar os testes rápidos de COVID-19 e nos tornamos uma referência no assunto, conseguindo auxiliar a população a ter um diagnóstico rápido durante um período muito obscuro que foi a pandemia, onde não se sabia de muita coisa, apenas que um vírus respiratório estava contaminando e matando milhares de vidas todos os dias".

Além disso, o farmacêutico afirmou que os profissionais da área foram de suma importância para a população, pois, além do diagnóstico, conseguiram dar muitas orientações acerca do tratamento e do isolamento necessário.

Divulgação - Matheus destaca sucesso da Medicamentos Brasil em Assis - Foto: Divulgação
Matheus destaca sucesso da Medicamentos Brasil em Assis - Foto: Divulgação

"Muitos não tinham ideia de como fazer esse isolamento, de como utilizar máscara, e, enfim, acredito que o papel do farmacêutico na pandemia ajudou a prevenir muitas contaminações e a salvar milhares de vidas", finalizou.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias