Exames do Instituto Adolfo Lutz descartam caso de coronavírus em jovem de Presidente Prudente
Moça de 21 anos havia tido contato em São Paulo (SP), durante o Carnaval, com uma prima que veio do Japão
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) informou na tarde desta quarta-feira (4) que os exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP), deram resultado negativo para coronavírus a uma jovem de 21 anos que era tratada como suspeita da doença em Presidente Prudente (SP).
A suspeita relacionada a esta jovem havia sido notificada pela Secretaria Municipal de Saúde na última segunda-feira (2) e estava no aguardo do resultado dos exames, que saiu na tarde desta quarta-feira (4).
Ainda são aguardados os resultados de exames de outros dois casos suspeitos da doença notificados nesta quarta-feira (4) em Presidente Prudente pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a jovem de 21 anos havia tido contato em São Paulo (SP), durante o Carnaval, com uma prima que veio do Japão, também com a suspeita da doença.
Amostras de materiais da jovem foram colhidas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, na madrugada do último sábado (29), uma vez que cabe ao órgão estadual a análise para confirmar ou descartar o caso.
A paciente havia dado entrada por volta das 18h de sexta-feira (28) em um hospital da cidade apresentando sintomas respiratórios e relatando contato em São Paulo, no feriado de Carnaval, com uma prima com histórico de viagem recente ao Japão.
Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, a jovem passou a ser monitorada, inclusive, com orientação de permanecer por 19 dias em isolamento social domiciliar. À família foi dada orientação de como proceder diante da suspeita, bem como informada de que, caso mais alguém apresentasse sinais da doença, como febre e algum sintoma respiratório, procurasse por assistência médica.
A paciente possui familiares em São Paulo e é estudante universitária em Presidente Prudente, onde a jovem começou a sentir calafrios e sintomas respiratórios, o que a fez procurar um hospital.