Buscar no site

Fevereiro Roxo: Médico de Assis fala da conscientização sobre o Alzheimer e a Importância da Prevenção

Durante o mês de Fevereiro, o movimento Fevereiro Roxo destaca a conscientização sobre o Alzheimer, abordando suas causas, tratamentos e medidas preventivas.

Redação AssisCity

  • 26/02/24
  • 16:00
  • Atualizado há 8 semanas

Em meio à campanha Fevereiro Roxo, que busca sensibilizar a população para diversas doenças, o Alzheimer ganha destaque, chamando atenção para suas ramificações e formas de prevenção. Conversamos com o médico especialista Pedro Medalha, da Clínica Andrade e Medalha, em Assis, para trazer luz sobre esse tema complexo e cada vez mais relevante.

O Alzheimer, uma doença neurodegenerativa, apresenta desafios substanciais para pacientes e seus entes queridos. "O Alzheimer é uma condição progressiva e sem cura, que impacta profundamente a memória, o raciocínio e o comportamento", explica o Dr. Medalha. "Apesar de suas causas não serem completamente compreendidas, fatores como predisposição genética, idade e estilo de vida podem contribuir para o seu desenvolvimento."

Divulgação/Arquivo Pessoal - Pedro Medalha, neurologista - Foto: Divulgação
Pedro Medalha, neurologista - Foto: Divulgação

Identificar precocemente os sinais do Alzheimer é fundamental para uma intervenção eficaz. "É crucial estar atento a sintomas como perda de memória persistente e dificuldades de concentração", destaca o médico. "Nesses casos, buscar auxílio médico especializado para diagnóstico e tratamento adequados é imprescindível."

Além do tratamento, a prevenção desempenha um papel crucial na luta contra o Alzheimer. "Adotar um estilo de vida saudável, incluindo dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e atividades cognitivas estimulantes, pode ajudar a mitigar o risco de desenvolvimento da doença", afirma o Dr. Medalha. "Manter-se socialmente ativo e mentalmente engajado também são medidas importantes na prevenção."

Receba nossas notícias em primeira mão!