07 de Agosto de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Médica explica sobre cuidados paliativos



Muitos acreditam que um paciente que está em cuidados paliativos está apenas esperando a hora da morte chegar, e não há mais nada a ser feito. É isso mesmo? O que são os cuidados paliativos? De acordo com a médica Isadora Alkmin, especialista em saúde do idosos, são cuidados direcionados aos pacientes e aos familiares quando estão diante de uma doença que ameace a continuidade da vida e também pode envolver o planejamento de cuidados no fim da vida. "O objetivo é prevenir e aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida. Então, alguém que tem uma doença cardíaca, pulmonar, renal, neurodegenerativa ou um câncer em estágio avançado, tem uma doença que ameaça a continuidade da vida”, explica Isadora.

Esses cuidados exigem uma equipe preparada, e isso geralmente envolve um médico habilitado e eventualmente um psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e um líder da religião do paciente. Mas, suponhamos que exista a chance de cura, o paciente pode precisar de cuidados paliativos? A resposta é sim! "Muitas vezes, as pessoas enfrentam doenças cujos tratamentos envolvem sintomas que causam sofrimento como: náuseas, constipação, falta de ar, mal estar, assim como sintomas de sofrimento emocional como ansiedade, medo, insegurança e tristeza. Alguns familiares veem urgência quando o paciente sente falta de ar. Porém, não podemos esquecer que sentir dor, náusea, tristeza, angústia ou qualquer sofrimento também é uma urgência médica, que pode ser abordada efetivamente nos cuidados paliativos”, esclarece Isadora.

Divulgação - Médica Isadora Alkmim Paião, especialista em saúde do idoso
Médica Isadora Alkmim Paião, especialista em saúde do idoso


Ainda de acordo com a médica Isadora especialista em saúde do idosos, esse tipo de assistência não ocorre apenas no hospital. "Deve ocorrer onde estiver o paciente em sofrimento, sendo assim, pode ocorrer cuidado paliativo em domicílio, no consultório ou no hospital”, explica.

Os cuidados paliativos quando bem conduzidos podem ajudar o paciente a viver da melhor forma possível por períodos que poderiam ser difíceis e traumáticos, focando em dar mais vida aos dias, quando não é possível dar mais dias de vida.

Serviço:
Policlínica
Médica Isadora Alkmim Paião, especialista em saúde do idoso
Avenida Dr. Dória, 351 - Vila Ouro Verde, Assis – SP
Telefone: (18) 99704-4909



Redação AssisCity/Divulgação
+ VEJA TAMBÉM