Buscar no site

Neurologista Pedro Medalha fala sobre os principais sintomas e diagnóstico de Parkinson

Doença degenerativa é a segunda mais comum na população, ficando atrás somente do Alzheimer

Redação AssisCity

  • 20/12/23
  • 08:00
  • Atualizado há 18 semanas

A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta o sistema nervoso central, especificamente as células produtoras de dopamina na região da substância negra do cérebro. A Organização Mundial da saúde (OMS) aponta que a condição neurológica identificada por James Parkinson em 1817 afeta aproximadamente 1% da população mundial e no Brasil esse número é de cerca de 200 mil pessoas.

Para entender mais sobre os principais sintomas e diagnóstico da doença de Parkinson, o Portal AssisCity conversou com Pedro Medalha, médico neurologista de Assis.

"O Parkinson uma doença neurológica crônica e progressiva, de causa ainda desconhecida, que afeta o sistema nervoso central e afeta os movimentos. À medida que a idade aumenta, a incidência da doença de Parkinson também aumenta. Segundo as estatísticas, ela costuma aparecer em pacientes entre 55 e 60 anos, e a prevalência aumenta entre os 70 e 75 anos", explica.

Reprodução/Arquivo Pessoal - Pedro Medalha é neurologista na Clínica Médica Andrade e Medalha em Assis - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Pedro Medalha é neurologista na Clínica Médica Andrade e Medalha em Assis - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O neurologista explica que a doença de Parkinson pode ser percebida por vários sintomas, como tremor, rigidez muscular, lentidão nos movimentos voluntários, postura curvada, problemas cognitivos como dificuldade de memória e atenção, além de fadiga e dor. "Os sintomas da doença de Parkinson podem variar de paciente para paciente. Na maior parte dos casos, eles aparecem de forma lenta no início, tornando difícil até mesmo para os pacientes determinarem quando eles apareceram pela primeira vez", explica.

Pedro explica que a doença de Parkinson é diagnosticada por um neurologista com base no histórico médico e no exame físico. A doença não possui cura, mas existem tratamentos que podem ser utilizados para ajudar a controlar os sintomas. "Existem algumas medicações que podem ser utilizadas no tratamento da doença, assim como a fisioterapia que contribui para manter a mobilidade e a força dos pacientes. Há uma pesquisa muito grande sobre a doença de Parkinson que está em constante progresso, sempre contribuindo com novos meios para auxiliar no tratamento da doença", finaliza.

Serviço

Clínica Médica Andrade e Medalha

Rua José Bolfarini, 396

WhatsApp: (18) 99609-8069

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias