Buscar no site

Paraguaçu recebe nova remessa com mais 3.700 doses de vacina contra a gripe

No último sábado, foram vacinadas 3.301 pessoas. A meta em Paraguaçu é vacinar 9.500 pessoas.

Redação Paraguacity.com

  • 04/05/16
  • 13:00
  • Atualizado há 416 semanas

A corrida aos postos de saúde de Paraguaçu Paulista no último sábado (30), dia D de campanha contra a gripe fez com que o estoque acabasse no mesmo dia. As unidades do município, entretanto, já foram reabastecidas.

De acordo com a diretora do Departamento de saúde, Márcia Regina Ale Deperon, a meta em Paraguaçu é vacinar 9.500 pessoas e o município recebeu para o sábado um total de 3.700 doses da vacina.

"O público alvo é crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias e trabalhadores da saúde e também as pessoas que são portadoras de doenças crônicas, que serão vacinadas a partir de 9 de maio apenas. Também foram incluídas nessa primeira etapa da campanha os idosos com mais de 60 anos", destacou Márcia.

Segundo a diretora, ao contrário de outras campanhas, em que o Departamento de Saúde tinha muita dificuldade de atingir a meta, nesse ano foi diferente, porque as pessoas estavam procurando pela vacina contra a gripe por cona das mortes que ocorreram na região pela doença H1N1.

"A corrida nos postos foi bastante grande, teve unidade que as 11h já tinha acabado as doses, no Centro de Saúde e na Vila Popular, que são as nossas unidades maiores, foram remanejadas mais doses para atender a população e as filas realmente foram grandes, mas a todo o momento nós estávamos orientando a população de que a gente só poderia aplicar no público alvo", ressaltou.

Márcia Deperon pediu ainda a compreensão da população e afirmou que o município segue as diretrizes do Ministério e da Secretaria de Estado da Saúde. "Então as vacinas são disponibilizadas por eles, sendo assim nós atingimos uma meta de 35,94% da população alvo e foram aplicadas 3.301 doses da vacina", justificou.

Nesta semana, Paraguaçu Paulista recebeu uma segunda remessa da vacinação, com mais 3.700 doses disponibilizadas para o público-alvo.

"Foram disponibilizadas a quantia de mais 3.700 doses para todas as unidades de Saúde do município, então a gente pede que a população que esteja dentro dessa faixa etária e dentro desses grupos prioritários, que procurem as unidades para receber a vacinação", orientou.

A expectativa agora é que a cidade receba uma nova remessa da vacina para iniciar no dia 9 de maio a vacinação dos doentes crônicos. Segundo Márcia, não há possibilidade da campanha ser aberta a toda a população, como em outras cidades.

"Os municípios que entraram na justiça tiveram pessoas que faleceram por conta da gripe H1N1 comprovadamente, no caso de Paraguaçu nós estamos buscando sim junto as distribuidoras, mas nós não temos conseguido êxito porque não há disponibilidade da vacina nem para compra, então é uma dificuldade já do Ministério e da Secretaria do Estado em relação a produção dessas vacinas", finalizou.

Receba nossas notícias em primeira mão!