Buscar no site

Praia: Atividade física é bem-vinda, mas requer atenção para evitar lesões

Caminhada e corrida à beira mar ou no calçadão tornam-se práticas comuns no verão, porém, podem lesionar os pés se cuidados não forem tomados, lembra ABTPé

Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé)

  • 20/12/23
  • 11:00
  • Atualizado há 18 semanas

Em dezembro e janeiro, o destino escolhido por boa parte das pessoas para desfrutar o período de férias é a praia. Mais do que se refrescar no mar e bronzear a pele, muitos aproveitam o espaço para a prática de atividades físicas, estando a caminhada e corrida entre as principais. No entanto, o solo diferenciado exige cuidados para que a ação saudável não resulte em transtorno, como uma lesão.

Na areia, há uma exigência muscular significativa, já que se faz muita força no momento da propulsão, fala o presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia de Pé (ABTPé), Luiz Carlos Ribeiro Lara. "Por ser um terreno mais instável, correr na areia traz benefícios, porém, também traz grandes riscos de lesões, especialmente para aqueles que não estão preparados para esse tipo de terreno. Existe, ainda, uma maior exigência da musculatura das solas dos pés, que pode levar a um processo inflamatório local e desencadear fascite plantar", explica.

Um solo com a areia mais dura, por exemplo, é menos irregular do que a fofa e pode ser menos perigosa para o tornozelo. "A areia molhada, por ser mais dura do que a fofa, oferece mais estabilidade, reduzindo o risco de lesão por torções. Tem, também, menos impacto para as articulações do que o asfalto, embora tenha mais impacto do que a areia fofa", pontua. "Já na areia fofa, há menor impactação articular, mas maior desequilíbrio", acrescenta.

Reprodução/Freepik - Praia: Atividade física é bem-vinda, mas requer atenção para evitar lesões - Foto: Imagem de Freepik
Praia: Atividade física é bem-vinda, mas requer atenção para evitar lesões - Foto: Imagem de Freepik

Segundo o presidente da ABTPé, em solo arenoso, a recomendação é que, tanto corrida, quanto caminhada, seja feita com tênis, pois além de proporcionar segurança e estabilidade, protege os pés de contato com o solo muito quente - o que pode gerar bolhas - e com resíduos descartados incorretamente, que podem ocasionar ferimentos. "Infelizmente, em muitas praias há lixo espalhado pela areia, principalmente em épocas festivas, como atualmente, com vidros, espetos, latas, enfim, materiais que podem ferir seriamente os pés", salienta.

O especialista lembra ainda que, antes de qualquer atividade física, é importante aquecer-se e alongar-se, além de hidratar-se e não se esquecer do protetor solar. "Com os devidos cuidados, exercitar-se será mais um agradável momento das férias", conclui.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias