16 de Abril de 2021
20º/30º
Notícias - Saúde

Variante do coronavírus semelhante à sul-africana é identificada em Sorocaba

Segundo o diretor do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, a variante seria a sul-africana, que ainda não havia aparecido no Brasil.

Uma nova variante do coronavírus foi identificada em Sorocaba (SP) na manhã desta quarta-feira (31). As variantes do Reino Unido, de Minas Gerais e de Manaus (AM) também já foram confirmadas na cidade.

Segundo o diretor do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, a variante seria a sul-africana, que ainda não havia aparecido no Brasil.

Ela foi detectada em uma mulher de 34 anos, que apresentou sintomas leves, com evolução clínica favorável. A paciente não relatou nenhum histórico de viagens recentes dentro ou fora do Brasil.

Conforme o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, a variante é parecida com a da África do Sul, mas, como a paciente não tem histórico de viagem, não está descartada a hipótese de que seja uma nova variante, uma evolução das que já existem.

"Foi submetido o trabalho já descrevendo essa variante. É uma variante assemelhada à variante da África do Sul, embora não haja histórico de viagem ou de contato com viajantes da África do Sul. Então, portanto, existe a possibilidade de que seja uma evolução da nossa P1 em direção a essa nova mutação da África do Sul", explicou.

Ainda não há informações sobre se essa variante é mais contagiosa do que as outras já confirmadas. O fato de ter sido identificada em um hospital de Sorocaba não significa que a pessoa seja da cidade.


A prefeitura informou que a Vigilância Epidemiológica não foi notificada pelo estado e que está pedindo um posicionamento. No entanto, a TV TEM apurou que o Executivo recebeu, sim, a notificação sobre o assunto e aguarda mais detalhes.
Portal G1
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM