O SUS, Sistema Único de Saúde oferece vacina a gestantes contra a Coqueluche, também
conhecida por pertussis ou tosse comprida, que é uma moléstia infectocontagiosa aguda do trato
respiratório transmitida pela bactériaBordetella pertussis.
A vacina tríplice clássica (DPT) contra difteria, coqueluche (pertussis) e tétano integram o Calendário Oficial de Vacinação do Ministério da Saúde.
Entretanto, o SUS passou a inserir a vacinação contra a Coqueluche para as gestantes, de modo diferente, pois foi acrescentado o tétano de modo acelular, ou seja, desprovido de célula inteiras da doença, inserido a placenta para proteger o feto. Assim, a vacina se chama DPTa.
De acordo com a enfermeira de Vigilância epidemiológica de Assis, Nilsa Leite “A vacina contra
a Coqueluche para as gestantes é a mesma vacina que as crianças de dois a seis meses de
idade já tomam. Entretanto, se as gestantes também tomarem, menores serão as chances do recém nascido adquirir a doença, pois se tomarem depois, eles serão mais sucessíveis a adquirir a
doença”.
“Não há contra-indicação da vacina, pois o feto é revestido pela placenta da mãe, através de
anticorpos placentários. A mãe precisa estar imunizada para imunizar o bebê. A partir da 27ª
semana gestacional as mães já podem ser vacinadas, independente da idade da gestante” , afirmou Nilsa.
A enfermeira ainda frisou: “Todos os profissionais de saúde que entram em contato direto com
a mãe e os recém-nascidos são vacinados.”










