13 de Dezembro de 2018
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

GIPA de Assis realiza mais de 880 testes rápidos para prevenção de HIV e sífilis

Equipe realizou ação neste final de semana no CRAS 1, na Vila Prudenciana

Neste sábado, 1º, a equipe do Grupo Integrado de Prevenção e Atenção a DST/HIV/AIDS (GIPA) de Assis esteve no CRAS da Vila Prudenciana para mais uma ação da Campanha Fique Sabendo.

De acordo com a coordenadora e assistente social, Maria Inês Rodrigues, 15 casos de sífilis já foram detectados através dos testes rápidos e encaminhados para tratamento.

"Desde o dia 25 de novembro estamos engajados na Campanha Fique Sabendo, que tem como objetivo fazer o diagnóstico precoce de HIV e sífilis, iniciando o tratamento dos pacientes o mais rápido possível. Estamos fazendo as coletas na unidade e também em outros locais. Até o momento realizamos 882 testes rápidos, com uma média de 147 testes por dia. Desse total, detectamos 15 casos de sífilis reagentes, que já foram encaminhados também para os testes confirmatórios e tratamento, além de fornecermos orientações necessárias para uma vida sexual saudável. Também foram detectados muitos casos de pessoas que estão na janela imunológica e que agora faremos o reagendamento para testagens futuras”, afirma.

As equipes do GIPA também realizaram ações durante o Rotary Days no dia 25 de novembro e no campus da UNESP de Assis.

Maria Inês salienta que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão realizado testes ao longo desta semana, além do GIPA, que atende de segunda a sexta-feira.

"Durante esta semana teremos atividades em todas as UBS, também com testagem do HIV e sífilis. Basta o usuário confirmar qual o horário de atendimento na unidade a qual pertence. O GIPA também está atendendo das 7h às 16h, tanto os testes rápidos quanto os convencionais. Na quarta-feira, 5, atenderemos na sede da Legião Mirim e no dia 8, sábado, encerraremos a campanha Fique Sabendo, quando nossa equipe estará no CEU do Parque Colinas com atividades para toda a família”, conclui.

A atividade no CEU contará com brinquedos infláveis, distribuição de doces, pipoca, guloseimas e algodão, e testagem para toda a população acima de 12 anos.

Lembrando que a sede do GIPA fica localizada na Rua Cândido Mota, 68, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (18) 3324-2620 ou acesse a página.


Equipe do GIPA Assis durante ação neste sábado, 1º, no CRAS da Vila Prudenciana


Até o momento, campanha Fique Sabendo já realizou 882 testes rápidos contra HIV e sífilis


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM