21 de Agosto de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Mãe promove campanha de doação de sangue em memória do filho

Campanha surgiu em Marília, mas também pode contar com doadores em Assis

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro, Kátia Dall Evedove Cardoso e a filha Mariana Cardoso Granado promovem pelo sétimo ano a campanha Aniversário Solidário do Gabriel, que visa incentivar a doação de sangue e o cadastro no Banco de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Kátia explica que em 2009 o filho Gabriel, na época com 12 anos, foi diagnosticado com Aplasia de Medula Óssea ou Anemia Aplasmática Grave, doença que é caracterizada pela falência da medula óssea responsável pela produção do sangue e seus componentes. Assim, semanalmente ele precisava fazer transfusões de sangue e plaquetas para suprir a necessidade do organismo.

"Na família não tínhamos pessoas compatíveis com o Gabriel para realizar o transplante de medula óssea, mas em 2010 achamos uma doadora 100% compatível. Então o Gabriel passou pelo primeiro transplante e não resistiu ao segundo, falecendo no dia 7 de novembro de 2010. Foi então que eu e minha filha Mariana tivemos a ideia de promover a campanha ‘Aniversário Solidário do Gabriel’, que este ano será realizado pela sétima vez”, conta.

Kátia explica que a campanha Aniversário Solidário do Gabriel é realizada no Hemocentro de Marília, mas também pode contar com apoio em Assis.

"Durante esta campanha, nós realizamos um verdadeiro aniversário, oferecendo bolo, doces, lembrancinhas a todos que participam e decorando o ambiente com bexigas. O presente dado ao Gabriel são as doações ao Hemocentro e o cadastro no Banco de Medula Óssea. A campanha é realizada sempre na semana de aniversário do Gabriel, que é comemorado no dia 5 de fevereiro, e nós percebemos que neste dia a nossa dor fica menor, pois nos envolvemos muito na preparação de tudo. A campanha nos ajuda a superar nosso luto, transforma nossa dor em amor, pois possibilita a ajuda ao próximo, e sabemos que de onde o Gabriel estiver ele está feliz com este gesto tão bonito”, lembra.

Kátia ressalta ainda que doações de sangue podem ser feitas em qualquer hemocentro ou hemonúcleo, e pede para que quem puder realize doações durante o período da campanha, postando fotos na internet usando a hashtag #7aniversariosolidariodogabriel.


Katia ao lado do filho Gabriel


A campanha acontece no Hemocentro de Marília pelo sétimo ano


Divulgação incentiva doadores também em Assis


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM