20 de Julho de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Projeto une aulas de matemática e Sala de Leitura na Escola Carolina Burali em Assis

Proposta é ampliar o olhar dos alunos no que diz respeito a importância da leitura

Com o objetivo de ampliar o olhar dos alunos no que diz respeito a importância da leitura é que foi pensado o projeto "A Matemática vai à Sala de Leitura", na Escola Estadual Dona Carolina Francini Burali, em Assis.

Para tanto, foi criado um trabalho interdisciplinar pelas professoras Maria Aparecida Martins, Aparecida Terezinha Pires Camargo de Matemática e Silvia M.P. Wandekoken Grazioli, responsável pela Sala de Leitura.

Segundo a professora Silvia, o projeto contempla alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio.

"Os alunos escolheram os temas matemáticos e desenvolvem o trabalho em grupos. Uma aula semanal é feita na Sala de Leitura, onde ocorre a mediação dos grupos pelas professoras. São leituras diversas, desde aventuras sobre a história dos números, uso da geometria, até clássicos de Malba Tahan”, descreve.

Para a professora Maria, sem dúvida a leitura e a Matemática podem ser um forte apelo ao lúdico para ajudar na interpretação e resolução de problemas. O Projeto com a Sala de Leitura visa uma forma de estimular a leitura, tem-se por consequência um novo olhar para a metodologia do ensino de matemática com a participação motivada dos alunos.

A professora Terezinha destacou que os resultados são animadores. "A cada aula percebemos um avanço na leitura, nos cálculos envolvidos, nas habilidades cognitivas e no raciocínio lógico”.

O professor, Luiz Eugenio Fontana analisa que é nítido o interesse despertado nos alunos.

"Os mesmos já estabelecem conexões importantes entre a Matemática e a literatura e percebem que esta ciência não é constituída somente de números e cálculos, ou ainda, de regras e definições, mas que tem uma relação com a história e a literatura narrada nos livros, transcorridos ao longo da história em que estão inseridos, ou seja, a produção do conhecimento matemático”, concluiu.


As aulas do projeto ocorrem uma vez por semana


Durante as aulas os alunos realizam leituras diversas, desde aventuras sobre a história dos números, uso da geometria, até clássicos de Malba Tahan


Divulgação
+ VEJA TAMBÉM