18 de Junho de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

EJA está com inscrições abertas em Paraguaçu Paulista

As aulas serão na EMEF Cel. Nogueira "Grupão”, à noite, e começarão em julho

O EJA 2019 – Educação de Jovens e Adultos – está com as inscrições abertas em Paraguaçu Paulista. Aos interessados, basta ir até a EMEF Coronel Antônio Nogueira "Grupão”, das 8 às 17 horas, e fazer a inscrição.

O EJA é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. É o novo nome do antigo Supletivo. O objetivo é restaurar o direito à educação negado aos jovens e adultos, oferecendo a eles igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente.

A assistente técnica de área pedagógica do 1º ao 9º ano do ensino municipal do Departamento de Educação, Maria Teresa Costa Moya, informou que as aulas do EJA acontecem em módulos com tempo de seis meses que equivalem aos anos que ainda não foram cumpridos. Como as escolas normais, o estudo é de segunda a sexta-feira com quatro horas diárias.

"O tempo de duração do EJA vai depender de quanto a pessoa está atrasada. Caso não tenha feito nenhum ano do ensino médio, ou seja, precise completar os três anos, é provável que o EJA dure um ano e meio, sendo cada semestre para cada um dos anos. Isso é muito vantajoso, já que no ensino regular levaria três anos”, orientou Teresa.

Qualquer pessoa pode fazer o EJA, desde que tenha mais de 16 anos e tenha cursado até o 5o ano do Ensino Fundamental . Lembrando que quem faz o EJA ou supletivo pode cursar a faculdade depois, conforme esclarece Teresa: "Pode sim. Esta é uma dúvida que pode pairar sobre muitas pessoas, mas não há nenhum problema para ingressar no ensino superior após ter feito em curso supletivo ou EJA. O importante é que tenha de fato concluído o ensino médio em uma escola autorizada pela Secretaria da Educação e que o seu certificado de conclusão do ensino médio seja válido, como é o caso do nosso”, afirmou a assistente.


As aulas serão na EMEF Cel. Nogueira "Grupão”, à noite, e começarão em julho


Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva
+ VEJA TAMBÉM