15 de Novembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Cândido Mota abre vagas para exames de papanicolau nesta quinta-feira

Ação gratuita será realizada em parceria com a AAPC das 9h às 16h30

Nesta quinta-feira, 12, Cândido Mota receberá através da Secretaria Municipal de Saúde a unidade de prevenção móvel da Associação de Apoio ao Portador do Câncer (AAPC) para realização e promoção de exames preventivos de câncer uterino ou popularmente conhecido como papanicolau.

A ação, gratuita, acontece das 9h às 16h30 na unidade móvel instalada na Praça dos Estudantes, ao lado da Escola Estadual ‘Rachid Jabur’.

Serão oferecidos 90 exames e ainda existem algumas vagas. As mulheres interessadas em participar poderão ir diretamente à unidade móvel com RG e comprovante de endereço.

O objetivo é alcançar cada vez mais mulheres que não realizam o exame.

A principal importância do exame papanicolau é diagnosticar o câncer de colo uterino precocemente, já que isso aumenta a possibilidade de cura. Além disso, identificar outras DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e bactérias. Ou seja, a importância do cuidado com a parte ginecológica da mulher.

O papanicolau é um exame simples e rápido, que colhe células do colo do útero para análise em laboratório. Ele tem esse nome por causa de seu inventor, o médico romeno Georgios Papanicolaou, que o tornou célebre nos anos 1940.

Devem-se submeter ao exame mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. No entanto, ginecologistas afirmam que não há uma idade certa, já que assim que inicia a sua vida sexual, a mulher já deve começar a realizar a citologia.

Divulgação
+ VEJA TAMBÉM