20 de Novembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Arquiteto Arildo Blefari esclarece dúvidas sobre financiamentos para construção e reforma

Profissional também falou sobre as tendências de cores e decoração

As opções de financiamentos para construção e reformas habitacionais ainda geram dúvidas em muitas pessoas. Afinal, há diversas modalidades para quem quer investir nesse setor, seja para aquisição de imóvel novo, aquisição de lote urbanizável, aquisição de terreno e construção, além de construção em lote próprio, reforma e/ou ampliação.

O arquiteto Arildo Blefari é um dos sócios do Escritório Planass, que atende Assis e região há mais de 10 anos. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (MG), Arildo retornou à região para trabalhar em Tarumã, onde conheceu a arquiteta Renata Rocha e juntos fundaram a empresa.

AssisCity - Arquiteto Arildo Blefari, da Planass
Arquiteto Arildo Blefari, da Planass


Segundo Arildo, setembro deste ano foi o melhor mês para financiamentos desde o mesmo período em 2015. Em um comparativo deste ano com o ano passado, o número de financiamentos aumentou 35%, uma quantidade expressiva e que alavancou o setor.

"O Copom reduziu a taxa básica de juros Selic em 5%, enquanto a Caixa Econômica Federal, que corresponde a 70% financiamentos habitacionais, também acompanhou esta redução. Isso facilita ainda mais para quem quer comprar um terreno, iniciar uma construção ou ainda realizar reformas”, considera.

A importância do papel do arquiteto

De acordo com Arildo, o trabalho do arquiteto é auxiliar os clientes a realizarem seus sonhos e para isso há uma série de etapas nas quais este profissional pode atuar.

"Nós atuamos em diversas áreas, como a escolha do terreno e definição do projeto; aprovação junto à Prefeitura; contratação de profissional para elaboração do orçamento de documentos de engenharia para a Caixa ou banco financiador; entrega de documentação para Caixa ou correspondente, bem como de documentos pessoais para análise”, explica.

Após a liberação para contratação, a Caixa também acompanha a execução da obra e realiza medições a cada 30 dias.

"Esta etapa também pode ser acompanhada pelos arquitetos, facilitando para que os clientes tenham maior comodidade durante a obra", ressalta.

Financiamento parcial

Arildo ressalta a importância das imobiliárias e correspondentes da Caixa nas etapas. Segundo o arquiteto, eles prestam um ótimo serviço em Assis e região no suporte aos clientes, seja no levantamento da documentação pessoal, até orientação e trato direto com o banco.

"Também é possível financiar parte da obra. Você começa com recursos próprios e termina com o financiamento. Mas atenção, porque há um limite. Atualmente, a taxa na Caixa Econômica Federal varia de 9,5% a 3,95%, dependendo de sua avaliação e relacionamento com o banco", ressalta ainda.

Acabamento e personalização

Além das questões burocráticas, os arquitetos também têm papel de muita importância no acabamento e personalização da obra. Afinal, é muito gratificante terminar a obra e se sentir à vontade na sua nova casa, espaço ou estabelecimento.

"Esta é uma etapa em que os arquitetos colaboram bastante. Os clientes chegam muitas vezes com fotos de como querem que a casa fique, mas cabe a nós avaliarmos o terreno e se a proposta se encaixa com a sua realidade. Para isto conversamos muito com os clientes, para sabermos o que eles realmente desejam, qual é a sua personalidade e assim dar aquele toque pessoal para que o sonho seja alcançado. Para ajudar, as maiores empresas de construção civil lançam tendências todos os anos e nós também acompanhamos para apresentar novidades”, salienta.

Tendências 2020

As cores são responsáveis por darem aquele toque pessoal em qualquer ambiente. As tendências em cores de 2020 já foram lançadas por marcas como Coral e Suvinil, que devem estar presentes em várias obras no próximo ano.

internet - Coral lançou a cor Praça no Inverno, inspirada nas cores do céu pela manhã
Coral lançou a cor Praça no Inverno, inspirada nas cores do céu pela manhã


"As cores tendências apresentadas pelas marcas já estão à venda. A Coral apresentou a cor ‘Praça no Inverno’, que é um tom mais neutro para transparecer tranquilidade nos ambientes e tem como inspiração as cores do céu pela manhã. Já a cor da Suvinil é o ‘Mantra’, um tom de verde azulado que remete à natureza para oferecer bem estar e calmaria”, considera.

A Pantone também é uma empresa que dita tendência nas cores em todas as áreas, seja em arquitetura, design ou vestuário.

Pequenos espaços para o bem-estar

"Nos últimos nós temos visto uma tendência dos espaços construídos remeterem à natureza, à tranquilidade e serenidade, a fim de equilibrar nossa mente apesar de tanta correria do dia a dia. Temos tecnologias por toda parte, a vida está acelerada, por isso temos buscado por espaços em casa ou no ambiente de trabalho que proporcionem essa humanização e o conforto da mente por meio do espaço físico construído”, destaca.

internet - Coral lançou a cor Praça no Inverno, inspirada nas cores do céu pela manhã
Coral lançou a cor Praça no Inverno, inspirada nas cores do céu pela manhã


Arildo também ressalta que essa tendência fomenta as reformas de pequenos espaços, que estão cada vez mais em alta.

"As pessoas têm procurado os arquitetos para personalizar os ambientes, seja residencial, comercial ou corporativo. Assim podemos criar projetos de um único ambiente, por exemplo, que vai se tornar esse cantinho especial para relaxamento ou outra proposta que o cliente tenha”, finaliza.

Serviço

Planass – Arildo e Renata Arquitetura
Endereço: Rua José Nogueira Marmontel, 1024
Telefone: (18) 3321-7213
E-mail: [email protected]
Facebook - www.facebook.com/arildoerenataarquitetura/

Confira a entrevista do arquiteto Arildo para a TV AssisCity:



Redação AssisCity/ Fotos: AssisCity
+ VEJA TAMBÉM