26 de Janeiro de 2020
17º/30º
NOTÍCIAS » BRASIL

IPVA de 2020 ficará 3,54% mais barato, em média, no estado de SP

No ano que vem, o IPVA estará, em média, 3,54% mais barato. Isso ocorre porque, a cada ano, os carros usados perdem valor de mercado, o que diminui o imposto a pagar

Os proprietários de veículos do estado de São Paulo já podem se planejar para uma das principais despesas de início de ano: o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2020.

O pagamento do imposto tem início no dia 9 de janeiro de 2020. O calendário estará disponível neste sábado (14), no "Diário Oficial" do estado de SP. A consulta poderá ser feita no site www.imprensaoficial.com.br. A tabela com os valores venais, que serve como base para o cálculo do imposto, será disponibilizada na próxima semana.

No ano que vem, o IPVA estará, em média, 3,54% mais barato. Isso ocorre porque, a cada ano, os carros usados perdem valor de mercado, o que diminui o imposto a pagar. Os dados são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que pesquisou 11.868 diferentes marcas, modelos e versões de veículos.

As alíquotas, porém, permanecem as mesmas. Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os carros flex recolherão 4% sobre o valor venal do automóvel. Já os veículos que funcionam somente com álcool, eletricidade, gás ou a combinação entre esses combustíveis têm alíquota de 3%.

Quem optar por pagar o IPVA à vista terá desconto de 3%. Já no caso do contribuinte que parcelar, em três vezes, em janeiro, fevereiro e março, não haverá desconto. É possível, no entanto, quitar o imposto em fevereiro, caso perca a data de pagamento de janeiro.

ATRASO

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. Se continuar inadimplente, o débito irá para a dívida ativa.


Folha Press
+ VEJA TAMBÉM