16 de Janeiro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Blog

Abandone os produtos químicos - Dicas para colorir o cabelo naturalmente

Dermatologista natural explica como agentes naturais podem ser a solução para esconder fios brancos

O uso contínuo de tinturas químicas pode danificar gravemente os fios capilares com o passar do tempo. Porém, com a aparição de cabelos grisalhos, muitas pessoas passam sentir a necessidade de repetir o processo frequentemente para escondê-los. No entanto, de acordo com a dermatologista Dra. Luiza Archer, que prioriza produtos naturais e veganos existem alternativas eficazes (e mais baratas) para exibir um cabelo bonito e saudável sem fios grisalhos.

"É possível utilizar outras fontes para manter um efeito temporário da coloração, como os chás. As apostas são no chá preto e café para tons escuros; chá de canela e alecrim par tons avermelhados e chá de camomila para tons loiros", acrescenta Dra. Luiza (@draluizaarcher).

A preocupação com tinturas de cabelo regulares

O National Cancer Institute (NCI) afirma que mais de 5.000 diferentes produtos químicos são usados ​​em produtos de tintura de cabelo, alguns dos quais são considerados cancerígenos em animais. Embora os fabricantes tenham aprimorado os produtos de beleza para eliminar alguns dos produtos químicos mais perigosos usados ​​na década de 1970, a maioria ainda contém ingredientes menos que saborosos.

Produtos químicos encontrados em tintura de cabelo:

● Quaternium-15, que pode liberar formaldeído, um conhecido cancerígeno

● Etoxilatos de alquilfenol (APEs), que podem ser desreguladores hormonais

● A fenilenodiamina (PPD), que é irritante para a pele e as vias respiratórias e foi classificada na União Europeia como tóxica e perigosa para o meio ambiente

● O chumbo é um metal pesado que tem caráter bioacumulativo em nosso corpo e pode favorecer doenças digestivas, renais e neurológicas.

O NCI observa que alguns estudos descobriram que cabeleireiros e barbeiros correm um risco maior de câncer de bexiga, potencialmente por causa de corantes químicos. Outros estudos descobriram que o uso pessoal de corantes químicos pode aumentar potencialmente o risco de leucemia e linfoma não-Hodgkin, mas os resultados foram mistos.

Colorindo seu cabelo naturalmente

Sua beleza natural merece produtos naturais e acontece que podemos usar muitos ingredientes naturais para cuidar dos cabelos - alguns dos quais podemos encontrar em nossas cozinhas - para criar uma cor de cabelo. Depende da cor que você está procurando, da intensidade que deseja e de quanto tempo deseja gastar.

"Lembre-se de que os produtos com cores naturais não são iguais aos produtos com cores químicas", ressalta a dermatologista. Eles geralmente não duram tanto, você não será capaz de mudar completamente sua cor natural, e a cor pode ser um pouco diferente do que você imaginou. (Claro, isso também acontece com frequência no salão).

Pode levar algum tempo e experimentação para obter a cor que você está procurando, mas enquanto isso, você realmente estará fazendo algo bom para o seu cabelo.

Algumas dicas úteis de beleza:

Em primeiro lugar, se você não tem certeza de que é corajosa o suficiente para tentar os seguintes truques caseiros em toda a sua cabeleira, salve um pouco do próximo corte ou corte algumas mechas e teste uma pequena quantidade de tinta natural primeiro.

Em seguida, sempre enxágue a cor com vinagre de maçã para ajudar a cor a durar mais. Além de trazer um resultado saudável, o vinagre de maçã sela as cutículas do cabelo e proporciona muito brilho.

Tente enxaguar com uma solução de vinagre e água ou misture uma colher de sopa de vinagre de maçã com cerca de um copo de água em um borrifador e aplique depois de pintar o cabelo - não enxágue.

Ingredientes para colorir seu cabelo naturalmente

1. Café

O café funciona muito bem se você deseja escurecer, cobrir os cabelos grisalhos ou adicionar dimensão às madeixas escuras. Basta preparar um café forte (expresso funciona bem), deixe esfriar e misture uma xícara com algumas xícaras de condicionador sem enxágue e 2 colheres de sopa de pó de café.

Aplique nos cabelos limpos e deixe descansar por cerca de uma hora. Se você usar vinagre de maçã para enxaguar, isso ajudará a cor a durar mais. Pode ser necessário repetir o processo algumas vezes para ver resultados perceptíveis.

2. Chá

Como o café, o chá preto pode ajudá-lo a escurecer e a cobrir os cabelos grisalhos. Porém, se você tiver cabelos mais claros, existem outros tipos de chá que pode usar. Camomila, por exemplo, é recomendada para loiras, mas pode funcionar para ruivas.

Lembre-se de que o chá funciona melhor com sua cor natural. Você não conseguirá transformar o cabelo loiro em cabelo castanho ou preto. Mas o chá preto pode escurecer o cabelo loiro e a camomila pode iluminá-lo, especialmente se você se sentar ao sol enquanto o chá faz efeito no cabelo.

Quanto mais tempo você deixar o chá no cabelo, mais perceptível será a cor. Podem ser necessárias várias aplicações até alcançar a cor desejada.

Você quer fazer a receitinha em casa?

O segredo é tornar o chá altamente concentrado. Use 3-5 colheres de sopa da planta para duas xícaras de água (não funciona o sachê). Você pode aplicar o chá resfriado apenas no cabelo ou misturar com o condicionador (conforme indicado na receita do café).

Deixe no cabelo por pelo menos meia hora exposto ao sol, até o cabelo secar. Verifique sua cor para determinar qual intensidade você precisa.

É importante lembrar que o aconselhável é repetir o procedimento constantemente para ver mais resultados.

3. Ervas

Dependendo da cor que você está procurando, você pode usar uma variedade de ervas para alcançá-la. Aqui estão algumas sugestões, dependendo de qual é sua cor natural:

Cabelo ruivo: experimente calêndula, calêndula, roseira brava e hibisco para aprofundar o tom de vermelho ou adicionar alguns reflexos vermelhos. Os efeitos são cumulativos - se você continuar usando a tinta regularmente, notará mais cor. Ferva as flores em água por cerca de 30 minutos, coe, esfrie e borrife ou despeje no cabelo e deixe secar ao sol, se possível.

Cabelo moreno / escuro: alecrim, urtiga e sálvia são ótimas ervas para cabelos escuros. Cozinhe os três com água por 30 minutos, deixe esfriar, coe e borrife nos cabelos. Deixe descansar por cerca de uma hora. Você também pode usar o enxágue diariamente após o banho. Seja paciente - pode levar vários dias para notar a diferença.

Cabelo loiro: como mencionado acima, o chá de camomila funciona, mas você também pode tentar pétalas de calêndula, calêndula, açafrão e girassol.

Adicione chá preto às cores mais escuras acima para ajudar a cor a durar mais. Camomila funciona para cores mais claras.

4. Suco de beterraba e cenoura

Esses dois sucos podem adicionar tons vermelhos naturais à sua cor atual. Dependendo do qual tom que você deseja, você pode usar cada um sozinho ou misturá-los. Para um tom mais avermelhado, use mais suco de beterraba (louro morango, vermelho escuro ou ruivo). A cenoura produzirá um laranja avermelhado mais silencioso.

Este é fácil - basta aplicar cerca de uma xícara de suco em seu cabelo. Você também pode misturar um pouco de óleo de coco ou azeite de oliva para condicionar o cabelo seco ao mesmo tempo. Trabalhe bem, enrole o cabelo, coloque uma touca de banho e deixe por pelo menos uma hora. (Esses sucos mancham - use algo para proteger sua pele e roupas.) Enxágue o suco e sele com um spray de vinagre de cidra de maçã. Se a cor não for escura o suficiente, repita no dia seguinte.

5. Henna

Um dos ingredientes mais populares de tintura de cabelo natural, a hena é uma forma em pó das folhas que vêm da planta henna. Essas folhas têm um pigmento colorante natural e eficaz, usado há milhares de anos para tingir cabelos, unhas e pele.

A henna natural, por si só, cria uma cor vermelho-laranja, então se você vir produtos oferecendo outras cores produzidas com henna, perceba que os fabricantes misturaram com outros ingredientes para obter essas cores. Ruivas e morenas (procurando um pouco de ruivo) são os melhores candidatos para a cor de cabelo de henna. Tenha cuidado com este - os resultados podem ser mais laranja do que você gostaria, então você pode querer misturar um pouco de camomila com a pasta para domar a cor.

Para fazer sua própria tintura de cabelo de henna, misture cerca de uma xícara de pó de henna com 2 xícaras de água. Você também pode adicionar uma colher de sopa de vinagre para ajudar a liberar a cor. Deixe descansar por cerca de 4-6 horas até engrossar. Aplicar no cabelo e pentear.
Divulgação
Bem-Estar
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM