10 de Julho de 2020
20º/30º
ENTRETENIMENTO » BLOG

Como identificar que o bebê está engasgado

Confira o passo a passo completo para o desafogamento

Alguns pais e responsáveis podem ter dúvidas sobre como perceber que o bebê está engasgado. Há dois tipos de casos, sendo o parcial e o total.

No parcial, o mais comum é que o bebê apresente respiração acelerada e ofegante, sinais de agitação, tosse frequente e choro incessante.

Já no engasgamento total, a criança não consegue chorar ou tossir, enquanto os lábios vão ficando arroxeados, indicando falta de ar e moleza no corpo.

Confira o passo a passo completo para o desafogamento:

1. Sentada, coloque o bebê de bruços, deitado em cima do seu antebraço, de modo que ele fique retinho, um pouco acima dos seus joelhos, com a cabeça um pouco mais baixa que o resto do corpo. Use a sua coxa como apoio do antebraço para ter firmeza.

2. Com o dedo médio e o indicador, segure a boquinha do bebê aberta. Dê 5 tapas não muito fortes no meio das costas do bebê, na região entre os ombros. Tome cuidado para não machucá-lo.

3. Agora, de frente para você, posicione seu filho deitado de costas sobre o outro antebraço, que deverá estar apoiado sobre a coxa. Realize 5 compressões usado dois dedos, bem na região central do peito, entre os dois mamilos. A profundidade deve ser de, no máximo, 4 centímetros (geralmente use o indicador e dedo médio), o que equivale a 2 ou 3 dedos.

4. Olhe para o seu filho e preste atenção. Caso ele chore, vomite, ou tussa, é um bom sinal, ou seja, conseguiu desengasgar. Aos poucos, a cor dos lábios e da cabecinha deve voltar ao normal. Se ele continuar engasgado, repita o procedimento.

Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM