02 de Julho de 2022
20º/30º
Notícias - Brasil

Dia Mundial da Empatia: 5 passos para ser um bom ouvinte

Habilidades socioemocionais estão entre as mais importantes no ambiente profissional. Saiba como se aperfeiçoar

O 12 de junho é famoso por celebrar o Dia dos Namorados, mas também marca o Dia Mundial da Empatia. A data celebra a habilidade de se colocar no lugar do outro e se conectar de maneira genuína com o momento e sentimentos diferentes dos seus. Para a coordenadora-pedagógica do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Marista Anjo da Guarda, Celize Ogg Nascimento Domingos, a empatia facilita as relações sociais. "Praticar empatia possibilita as relações, pois nos ajuda a compreender melhor situações e ações do cotidiano. É se colocar no lugar do outro e entender seu ponto de vista", explica. E para isso, o primeiro passo é saber ouvir, para poder então entender, se conectar e se relacionar com a situação presente.

Ela avalia também que estimular a empatia desde cedo e saber ouvir o que outra pessoa tem a dizer fortalece e equipa emocionalmente as crianças. "Conforme nossos desafios sociais vão aumentando, é importante ter a habilidade de entender o outro e estabelecer relações positivas e saudáveis. Assim, a criança pode se tornar um jovem e um adulto com boas ferramentas para evoluir", afirma.

Divulgação - Dia Mundial da Empatia: 5 passos para ser um bom ouvinte
Dia Mundial da Empatia: 5 passos para ser um bom ouvinte


Confira cinco passos comprovados cientificamente para ser um ouvinte melhor:

Autocontrole

Interrupções e impulsividade não combinam com relações de escuta verdadeira e empática. Mesmo que a vontade de interromper seja positiva, o ideal é praticar a atenção plena e ouvir o que está sendo dito até o fim. Ter autocontrole e aguardar a outra pessoa concluir seu raciocínio e expor suas emoções é um exercício que deve ser praticado seja no trabalho, na escola ou entre familiares e amigos. Também demonstra que quando for sua vez de falar, você deve receber o mesmo tratamento, tornando a relação mais significativa.

Empatia

Ser um bom ouvinte passa diretamente pela habilidade de praticar empatia e se colocar no lugar do outro. Independente do ambiente em que estiver, parar para genuinamente ouvir o que é falado e entender o que e porque a situação está acontecendo, é essencial para melhorar as relações. Muitas vezes estamos tão presos dentro de nossas pré concepções, que não damos a devida importância para a necessidade alheia, o que pode gerar ruídos na comunicação, mágoas e ressentimento.

Foco

Conversar e ouvir são práticas simples e fáceis de executar, mas que podem se tornar bastante desafiadoras com a quantidade de distrações que recebemos. Mensagens no celular, preocupações, estresse, interrupções de outras pessoas ou do ambiente são alguns dos empecilhos que enfrentamos todos os dias e impedem que realmente sejamos compreendidos. Em reuniões online, por exemplo, é fácil realizar outras tarefas enquanto o interlocutor fala, mas para realmente ouvi-lo, é preciso parar e focar somente no que está sendo dito.

Inclusão

Se você conseguiu incluir as três primeiras dicas nas suas relações, com certeza já é um belo avanço para se tornar um bom ouvinte. Para finalizar, quando for sua vez de falar, lembre-se de não pôr tudo a perder! É muito comum esperar sua vez de falar só para dizer o que se tem vontade ou o que já tinha sido planejado na sua cabeça, sem relação alguma com o que foi dito anteriormente. Ao invés disso, mostre que você escutou e tentou compreender o que foi dito e responda de acordo, evoluindo a conversa.

Leitura

Por fim, é válido ressaltar que ter empatia e ouvir são habilidades que podem e devem ser praticadas. Entre os exercícios estão a leitura, especialmente de ficção. Diversas pesquisas mostraram que a ficção literária estimula o cérebro de maneira a nos colocar no papel dos personagens, entendendo suas motivações, atitudes e sentimentos em diferentes situações. Isso é válido para crianças, jovens e adultos.
Divulgação - Assessoria / Colégios Maristas
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM