Um incêndio de grandes proporções destruiu, na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, um depósito de materiais recicláveis localizado às margens da Rodovia Nelson Leopoldino, em Palmital. O fogo, que começou por volta das 6h30, rapidamente consumiu toda a estrutura e o material armazenado no galpão, situado próximo a uma unidade da Belagrícola, ao Horto Florestal e à antiga área da Festa do Peão.



Durante a noite, equipes permaneceram no local realizando o rescaldo para evitar a reignição das chamas. O coordenador da Defesa Civil de Palmital, Fabiano José dos Santos, informou ao Portal AssisCity que o trabalho inicial teve como prioridade impedir que o incêndio avançasse para a área de mata. “Durante toda a noite permaneceu no local uma equipe do Corpo de Bombeiros e equipes de caminhão-pipa, abastecendo o caminhão do Corpo de Bombeiros. Agora pela manhã está sendo mobilizada uma força-tarefa com tratores, retroescavadeiras e caminhões-pipa das defesas civis da região e caminhões-pipa agrícolas para tentar conter. Durante a noite o intuito foi manter o incêndio localizado no mesmo local. Agora vamos tentar debelar esse fogo com essa força-tarefa”, explicou.
As chamas ainda não tiveram suas causas identificadas. Segundo autoridades, a intensidade do incêndio prejudicou a visibilidade na rodovia e gerou uma densa nuvem de fumaça que se espalhou por toda a cidade, permanecendo no ar ao longo do dia e da noite.
O combate mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Palmital e de outros municípios, incluindo Cândido Mota, Assis, Ibirarema e Platina. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também foi acionado para dar apoio aéreo às operações. Até as 10h, praticamente todo o material reciclável havia sido destruído, mas os trabalhos se concentravam em impedir que o fogo alcançasse a vegetação próxima.



Confira a nota da Prefeitura de Palmital:
“Na manhã desta quarta-feira, um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de materiais recicláveis, localizado às margens da Rodovia Nelson Leopoldino, em Palmital.
Desde o primeiro momento, a prioridade da Prefeitura foi conter o fogo para evitar que se espalhasse e causasse ainda mais estragos, além de prestar todo o suporte necessário às famílias que vivem no local. Esse cuidado vai continuar em tudo que for preciso, incluindo a garantia de moradia para quem necessitar. Felizmente, não houve feridos.
A causa do incêndio será apurada pelas autoridades competentes, que já estão realizando seu trabalho. A Prefeitura seguirá colaborando com as investigações e com todo o suporte necessário.
A equipe da Defesa Civil de Palmital foi a primeira a chegar ao local. De imediato, foi garantida a segurança das famílias, acionados o Corpo de Bombeiros, as Defesas Civis das cidades vizinhas e agricultores da região para apoio no combate ao incêndio. Enquanto o reforço não chegava, a área foi isolada e parte da vegetação retirada para evitar que o fogo se espalhasse e ganhasse força. Aproveitando a situação, a Defesa Civil reforça que queimadas, principalmente em áreas urbanas, são extremamente perigosas e configuram crime. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio, mas todo cuidado é fundamental para evitar tragédias como essa.
A Prefeitura agradece a todos que atuaram sem medir esforços, incluindo o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o apoio aéreo do Águia, as Defesas Civis de Cândido Mota, Assis, Ibirarema e Platina, além da comunidade e agricultores que colocaram caminhões e equipamentos à disposição. Também é importante destacar o trabalho da Brigada de Incêndios e da Defesa Civil de Palmital, implementada em 2023 para atuação em situações como essa.
A partir de agora, toda a atenção da Prefeitura estará voltada às famílias atingidas, para que consigam se reerguer e deixar este momento difícil para trás.”










