20 de Janeiro de 2021
20º/30º
Notícias - Brasil

Detran.SP bate recorde com mais de 125 milhões de atendimentos digitais

Transformação digital implantada no órgão de trânsito resultou em recorde de interações pela internet em 2020.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP) intensificou a prestação de serviço e ampliou em 67% a quantidade de procedimentos que podem ser feitos de maneira digital. Em 2019, eram 43 e agora são 72.

Com isso, de janeiro a dezembro, foram realizados mais de 125 milhões de interações pela internet, tanto pelos sites e aplicativos do Detran e Poupatempo. Em 2019, foram 47 milhões. Dos principais serviços do órgão de trânsito, 90% deles já podem ser realizados online, dispensando a necessidade de ir até uma unidade física do Detran.SP ou posto do Poupatempo.

Um exemplo de praticidade no serviço digital é a renovação da CNH. Até pouco tempo atrás, era necessário que o cidadão fizesse o agendamento, fosse pessoalmente até a unidade na data marcada para agendar o médico e ali retornasse com o resultado do exame. Agora, com poucos cliques no Poupatempo Digital é possível resolver esta necessidade de forma muito mais ágil e eficiente. O cidadão sai de casa apenas para fazer o exame médico, previamente agendado pelo aplicativo.

Outro serviço de muita procura pelo usuário é o licenciamento de veículos (CRLV). Em 2020, cerca de 13,3 milhões de motoristas já fizeram este serviço. Atualmente, 90% de todos os licenciamentos emitidos no Estado São Paulo são feitos de forma totalmente online.

O diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, que completa o primeiro semestre à frente da autarquia, ressalta que a digitalização dos serviços está em sintonia com as necessidades do usuário, cada vez mais conectado. "É uma verdadeira revolução digital que só tem a crescer. Neste primeiro semestre de gestão, avalio que demos passos importantes, principalmente ao agregar tecnologia e soluções inovadoras no atendimento ao cidadão, fundamental, sobretudo, neste período pandêmico que estamos atravessando. Ainda temos muito a avançar, mas certamente estamos no caminho certo”, afirma Neto.

O avanço tecnológico com maior oferta de serviços digitais contou com a integração com o Poupatempo e com a Prodesp (empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo).

Serviços digitais

As inovações digitais têm como objetivo melhorar a qualidade de atendimento oferecendo maior comodidade e autonomia ao cidadão permitindo que os principais serviços estejam na palma da mão de todos os paulistas. Veja dez dos serviços mais acessados este ano nos canais digitais Detran/Poupatempo:

1- Pesquisa de débitos e restrições de veículo (terceiros)
2- Licenciamento de veículo (CRLV)
3- Pesquisa de débitos e restrições de veículo (proprietário)
4- Pontos na CNH
5- Confirmação da comunicação de venda
6- Certidão de prontuário da CNH
7- Alteração de endereço da CNH
8- Transferência de veículos
9- Primeiro Registro de Veículo Zero KM
10- Indicação de condutor

Demais serviços de destaque: Adição e Mudança de categoria da CNH, Situação do Licenciamento, Consulta de Peças Usadas, Autenticidade de Certidões, Consulta de Empresas Credenciadas de Vistorias (ECV), Alteração de dados de CNH, Reabilitação de CNH cassada, entre outros.
Divulgação
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM