Buscar no site

Novo sistema do Governo de São Paulo garante mais prazo para produtor comprar sementes e mudas

A novidade faz parte de uma série de medidas de facilitação dos procedimentos para a execução das atividades agropecuárias

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

  • 04/03/17
  • 08:00
  • Atualizado há 373 semanas

Produtores rurais terão mais facilidade para pagar suas compras no Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Será implantado até a segunda quinzena de abril o sistema de pagamento por meio de cartões de débito e crédito - dando possibilidade de maior prazo para pagamento.

A novidade faz parte de uma série de medidas de facilitação dos procedimentos para a execução das atividades agropecuárias que integram o Programa de Modernização e Desburocratização da Agricultura - Agrofácil SP, lançado no dia 20 de fevereiro pelo governador Geraldo Alckmin (leia mais aqui).

"Estamos modernizando os serviços da Secretaria para oferecer cada vez mais condições de trabalho ao nosso agricultor, deixar o cotidiano de trabalho mais produtivo, como sempre nos orienta o governador Geraldo Alckmin", considerou o secretário Arnaldo Jardim. Atualmente, os produtores rurais adquirem as sementes, mudas, grãos, matrizes e análises laboratoriais do DSMM por meio de dinheiro ou via Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare-SP).

De acordo com Ricardo Lorenzini, diretor do Departamento, a medida oferecerá novas alternativas na forma de pagamento e facilitará o acesso dos produtores aos serviços e produtos oferecidos. "O pagamento poderá ser realizado por cartão nas funções débito ou crédito. A sistemática funcionará igual a uma loja comum, em que o produtor poderá se deslocar até uma das 22 unidades do DSMM, fazer sua compra e escolher a forma de pagamento", explicou.

Para o produtor de leite Newton Malícia, que compra sementes da Cati há mais de 10 anos, a medida é positiva. "Compro aveia, milho, soja e, em algumas ocasiões, precisei pedir um prazo para pagar pelas sementes, já que o pagamento era feito só em dinheiro. Acho importante a implantação dos cartões já que, nem sempre, o produtor tem condições de pagar à vista pelos produtos", avaliou.

Na Cati o produtor pode comprar:

Sementes

- Aveia Branca: IAC 7

- Aveia Preta: Embrapa 29

- Feijão: BRS Estilo, IAC Milênio e Pérola

- Girassol: Multissol

- Milho Variedade: AL 34, AL Avaré, AL Bandeirante, AL Piratininga, Cativerde 02

- Milho Variedade Orgânico: AL Avaré

- Sorgo: AL Precioso, Catissorgo

- Trigo: BRS 254, BRS 264, CD 150, CD 1252, IAC 370, IAC 385

- Triticale

Mudas florestais nativas e exóticas: aldrago, alecrim-de-campinas, alfeneiro, amendoim, angico, araribá, aroeira, casco-de-vaca, cabreúva, canafístula, canela, canjarana, capixingui, cássia, cedro, chapéu-de-sol, coração-de-negro, cordia, embaúba, embira-de-sapo, eritrina, eucalípto, figueira, flamboyant, guaçatonga, guajuvira, guapuruvu, guarantã, guarucaia, guatambu, embiruçu, ipê, jacarandá, jangada-brava, jatobá, jequitibá, louro, manacá-da-serra, maricá, monguba, monjoleiro, mutambo, óleo-de-copaíba, orelha-de-negro, paineira, pau-brasil, pau-cigarra, pau d'alho, pau-viola, pau-ferro, pau-formiga, pau-jacaré, pau-jangada, pau-marfim, pau-mulato, pau-pereira, peroba, pombeiro, quaresmeira, sabão-de-soldado, sangra d'água, sapucaia, saguaragi, sibipiruna, sombreiro, taiúva, tamanqueiro, tingui-preto e tipuana.

Mudas de frutíferas silvestres e raras: abio, abricó, acerola, amora branca, amora-preta, araçá, araticum, cabeludinha, cacau, cajá-manga, cajamirim, caju, calabura, cambuci, carambola, cereja-do-rio-grande, esfregadinha, fruta-do-conde, goiaba, graviola, grumixama, ingá, jabuticaba, jaca, jambo, jambolão, jenipapo, mangustão amarelo, pinha, pitanga, pitomba, romã, sapoti, seriguela, tamarindo, uva-japonesa e uvaia.

Frutíferas comerciais: abacate, ameixa, atemoia, caqui, castanha-portuguesa, citros, figo, goiaba, lichia, macadâmia, maçã, manga, maracujá, morango, nectarina, nêspera, nogueira-pecã, oliveira, pêra, pêssego e uva.

Materiais de propagação: borbulhas de caqui, ameixa, nectarina e pêssego, sementes de citros, pêssego, caqui, garfos para enxertia de abacate, atemoia, caqui, castanha, manga, nêspera, nogueira-pecan e videira, estacas de figo e videira, porta-enxertos de caqui, nêspera, nogueira-pecan e pêssego.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais