Nesta segunda-feira, dia 31 de março, a Câmara Municipal irá votar o Projeto de Lei 34/2025, de autoria do vereador Roni da Farmácia, que visa garantir o atendimento prioritário para pacientes portadores de doenças oncológicas nas filas de espera e no efetivo atendimento em equipamentos e serviços públicos e instituições privados.

A proposta promete trazer uma importante mudança para a qualidade de vida de pacientes que enfrentam o câncer, reconhecendo a urgência e a gravidade da condição de saúde que exigem atenção imediata e contínua.

O projeto estabelece que pessoas diagnosticadas com câncer terão prioridade não apenas nos hospitais e unidades de saúde, mas também em diversos outros serviços essenciais.

O vereador Roni da Farmácia - Foto: Divulgação/TV Câmara - Divulgação/TV Câmara

A proposta amplia o conceito de atendimento prioritário, visando uma abordagem mais ampla e humanizada para quem está em tratamento oncológico.

De acordo com o vereador Roni da Farmácia, autor do projeto, a iniciativa é uma resposta à realidade enfrentada por muitos pacientes, que não só lidam com os desafios do tratamento, mas também com as dificuldades de acesso e demora nos serviços essenciais. “A luta contra o câncer exige uma atenção diferenciada em todas as áreas da vida do paciente. O nosso objetivo é garantir que eles recebam a prioridade que merecem, não apenas na saúde, mas em todos os aspectos que impactam seu bem-estar e dignidade”, afirmou o vereador.

A proposta foi recebida de forma positiva por diversos setores da sociedade, incluindo profissionais da saúde, representantes de entidades que lutam pelos direitos dos pacientes oncológicos, e até mesmo instituições privadas, que se mostraram dispostas a colaborar para a implementação da prioridade em seus serviços. Muitos consideram a medida como uma forma de humanizar o atendimento e combater a morosidade que, frequentemente, pode comprometer o tratamento e a qualidade de vida dos pacientes.

A votação do projeto está agendada para a sessão ordinária da Câmara Municipal na segunda-feira, e, se aprovado, o projeto será encaminhado para sanção da prefeita.

Caso seja sancionado, a Lei 34/2025 entrará em vigor, promovendo mudanças significativas para os pacientes em tratamento oncológico no município.

O vereador Roni da Farmácia concluiu: “Nosso trabalho é garantir que todos os cidadãos, especialmente aqueles que enfrentam situações tão difíceis como o câncer, possam ter seus direitos respeitados e usufruir de um atendimento digno e ágil, sem ter que enfrentar a angustiante espera que tantas vezes torna-se um obstáculo adicional à sua saúde e recuperação.”

A expectativa é que o projeto receba o apoio necessário para sua aprovação, proporcionando mais dignidade e um atendimento mais justo para os pacientes oncológicos em nossa cidade.

Compartilhar.

NOSSOS COLUNISTAS