09 de Agosto de 2022
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Laserterapia

COLUNISTA - Magali Nascimento

Olá

Nesta semana, quero falar um pouco sobre a utilização de laser na Podologia, chamada de Laserterapia.

Laser é uma sigla, em inglês, para Light Amplication by Stimulated Emission of Radiation, ou Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. Foi criado em 1960, pelo físico norte-americano Theodore Harold Maiman.

Basicamente, é uma tecnologia que produz uma radiação eletromagnética, pela qual partículas de luz, chamadas fótons, são estimuladas a se moverem em uma mesma direção, produzindo um feixe de luz intenso, concentrado e de uma mesma cor.

Na ficção científica, o "raio laser" costuma ser associado a algo que corta, perfura, queima ou até mesmo destrói objetos.

Felizmente, isto se restringe a filmes, desenhos animados ou histórias em quadrinhos. Na vida real, a tecnologia é utilizada, entre outras coisas, em telecomunicações, astronomia, reprodutores de CD/DVD e Blu-ray, leitores de código de barras e consultórios.

E também na Podologia. É o Laser de Baixa Potência, que é completamente indolor e não causa danos à pele.

Micose de unhas podem ser tratadas com a técnica, eliminando fungos e bactérias e acelerando o crescimento destas unhas.

Ainda pode ser usado para estimular a regeneração celular e a microcirculação e acelerar a cicatrização. Possui efeito analgésico e anti-inflamatório, diminuindo inchaços.

A laserterapia também é importantíssima no tratamento de pés diabéticos pois, além dos dos benefícios citados acima, apresenta efeitos vasodilatadores, que auxiliam a oxigenação, produz prostaglandina, que diminui a dor, e serotonina, que dá a sensação de bem-estar.

Esporões de calcâneo (crescimento anormal de um pequeno segmento de osso do calcanhar), fascite plantar (Inflamação no tecido que liga o calcanhar aos dedos), verrugas plantares, verrugas (olho-de-peixe) e onicocriptose (unhas encravadas) são outras patologias que podem ser tratadas com laser.

Divulgação - Magali Nascimento, Podóloga - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Magali Nascimento, Podóloga - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal


Até mesmo cortes em cirurgias podem ser feitos a laser, mas aí, é um departamento de seu médico, além de ser um tipo diferente de tecnologia.

Enfim, quando falamos de Podologia, o que precisa ser "queimado" com lasers é apenas a sua dor nos pés!

Divulgue este conteúdo, especialmente para quem tem diabetes.

E não se esqueça, procure sempre uma Podóloga especializada, que possua os melhores equipamentos, um local de atendimento adequado, e que saiba utilizar as técnicas corretas para manter a saúde dos seus pés. Você merece um tratamento com profissionais capacitados.

Beijo!!
Divulgação - Magali Nascimento
Magali Nascimento
Podóloga há 10 anos. Técnica em Podologia, pelo SENAC Marília, graduanda em Tecnologia em Podologia pela Unicesumar. Certificada e especialista em knesiopodo, correção de unhas, onicomicose, laser aplicado à Podologia, ácidos e peeling e tratamento de pés diabéticos,
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM