Buscar no site

"Tema de Clara e Francisco"

Canção Nova

  • 03/10/23
  • 09:00
  • Atualizado há 30 semanas

*José Expedito

Impossível celebrar a Festa de São Francisco de Assis sem se lembrar de sua fiel seguidora, Clara de Assis, que também alcançou a glória de Deus. Estes dois ícones da fé, esperança e caridade nos fazem crer que o Amor pode e deve ser amado, nas pessoas e situações que estão diante de nós.

O sacerdote salesiano e fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib, mergulhou nas virtudes franciscanas e compôs uma linda canção em 1977, fazendo emergir toda a riqueza dessa espiritualidade.

Na primeira estrofe, o compositor convida toda a humanidade a ser fraterna e a cantar ao mundo que o "Amor vencerá!"

Irmão Francisco, irmão de todo irmão.

Clara de Assis, irmã de toda irmã.

Cantam ao mundo só Deus nos bastará,

O amor é lindo, ele vencerá.

Já na segunda estrofe, o salesiano, tão dedicado ao ensino, tem a humildade de pedir a São Francisco que nos ensine a buscar a santidade, clareando nossos caminhos e nos conduzindo ao "Caminho, Verdade e Vida", no serviço a Deus e às pessoas, mesmo que desconhecidas, pois somos todos sua imagem e semelhança.

Irmão Francisco, vem me ensinar,

Clara de Assis aponta o que fazer.

Para que o Senhor seja o tudo em mim.

Para só servi-lo que devo fazer? Vem dizer.

Por fim, a canção é muito clara e franciscana ao afirmar, categoricamente, o que devemos fazer no seguimento a Jesus, para que sejamos perfeitos no Amor, que aprendemos a amar. Esse ensinamento, podemos conferir nos últimos versos da canção:

Se você quiser servir a Deus,

Faça poucas coisas, mas as faça bem.

Pedra por pedra, com esperança de ver Jesus.

Dia após dia, com alegria, sempre buscando além.

Recitando a letra dessa belíssima canção do nosso saudoso e carismático padre Jonas, que amou profundamente a Deus e ao próximo como a si mesmo, e gastou sua vida na missão de evangelizar, começando pela juventude, quero celebrar São Francisco de Assis. Este santo, que emprestou seu nome ao papa, é reverenciado como padroeiro da ecologia, defensor da Mãe Terra, nossa Casa Comum; protetor dos animais e Pai dos Pobres.

Que seu exemplo de fé e vida faça de mim e de você, instrumentos da Paz do Senhor Jesus, no aqui e agora deste mundo, desta geração.

Paz e Bem!

*José Expedito da Silva é jornalista na Assessoria de Imprensa, com participação especial no Jornal Café da Manhã, pela Rádio Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais