Buscar no site

5 formas de diminuir o inchaço

  • 11/04/22
  • 08:00
  • Atualizado há 106 semanas

O inchaço é um desconforto que acomete a todos em algum momento da vida. O que muda é a causa, que pode ser desde usar roupas muito apertadas até o consumo de determinados alimentos. Mais do que uma questão estética, dependendo da gravidade desse problema, ele pode prejudicar a qualidade de vida.

Além de entender o que pode estar causando o inchaço, é importante investir em hábitos saudáveis para evitar e diminuir o incômodo. Confira a seguir algumas formas de solucionar isso!

Imagem de PublicDomainPictures em Pixabay

1 - Descobrir por que está com inchaço

De forma resumida, o inchaço é causado pelo excesso de líquidos nos tecidos. Embora seja mais evidente na região da barriga, o desconforto pode surgir em todo o corpo, como nos pés e nos braços.

Há diversos fatores que podem influenciar no surgimento do inchaço, como calor, tensão pré-menstrual, permanecer sentado durante muito tempo e até algumas doenças. Descobrir qual é o motivo é necessário para obter o melhor tratamento. Quem é mais sedentário, por exemplo, pode não sentir tantas mudanças em apenas fazer alterações na alimentação. Nesse caso, realizar exercícios durante a ajuda também é fundamental.

Mesmo sendo inevitável inchar em certas situações - na gravidez, por exemplo - é possível ter um pouco mais de conforto.

2 - Beber chás

Existem alguns chás que têm ação diurética e, por isso, ajudam o corpo a eliminar mais água, aliviando o inchaço. Embora não tenham um efeito milagroso, de secar a barriga completamente, por exemplo, essas bebidas podem ser aliadas de uma rotina saudável e com qualidade de vida.

Os principais chás que atuam para desinchar são os de: hibisco, gengibre, abacaxi, cavalinha e o verde. Além de diminuírem a sensação de peso, eles são antiinflamatórios e antioxidantes, ou seja, amenizam as dores e previnem o envelhecimento precoce das células.

3 - Usar cosméticos próprios

A indústria de cosméticos evoluiu bastante e hoje já é possível encontrar produtos que ajudam a diminuir o inchaço de fora para dentro. Estes cremes têm ação drenante, isso é, auxilia na liberação de água, ao mesmo tempo em que hidratam.

Um dos mais novos lançamentos é o Ginseng & Cafeína da Nativa Spa e que pode ser encontrado no Catálogo O Boticário. De acordo com a marca, a loção desodorante apresenta resultados a partir de três semanas de uso.

Para ajudar, O Boticário mostra na sua tradicional revista como os clientes devem passar o creme. Diferentemente de um produto comum, o hidratante para desinchar precisa ser usado em movimentos circulares que ajudam na absorção dele, e ainda promove uma auto massagem que auxilia na eliminação d'água.

4 - Consumir bastante água

Pode até parecer contraditório, mas não é. Quanto menos água uma pessoa consome, maiores são as chances de o corpo dela reter líquidos e gerar inchaço.

Ao beber água durante o dia, o indivíduo se mantém hidratado, permite o bom funcionamento do intestino e auxilia na liberação das toxinas. Dessa forma, há uma menor probabilidade de o corpo ficar inchado. Vale notar que o ideal é que todos bebam 35 ml por kilo. Então, uma pessoa que pesa 60 kg, por exemplo, deveria consumir 2,1 litros.

5 - Diminuir o consumo de sal

Enquanto a água ajuda a desinchar, o sal opera de maneira oposta. Isso porque, quando uma pessoa consome sal, o corpo precisa reter mais água para fazer a diluição dessa substância. Consequentemente, o inchaço aparece.

Uma forma de diminuir o consumo de sal na alimentação é trocá-lo por ervas na hora de temperar a comida. Assim, o alimento não deixa de ficar saboroso, e o indivíduo consegue controlar melhor o inchaço.

Caso a pessoa não perceba a diminuição no inchaço, ou o desconforto aumente, é importante consultar um médico. Como dito anteriormente, há diversas causas que podem levar o organismo a reter líquidos, e somente um profissional saberá fazer uma análise completa do paciente.

Receba nossas notícias em primeira mão!