Buscar no site

Como é feito o congelamento de óvulos? Entenda

Médico ginecologista explica o passo a passo do procedimento

  • 27/01/23
  • 15:00
  • Atualizado há 65 semanas

O congelamento de óvulos surgiu de forma experimental nos anos 1980, mas foi nas décadas de 1990 e 2000 que deixou para trás essa característica e conquistou mais adeptos mundo afora - tanto médicos especialistas em reprodução assistida que foram desenvolvendo e melhorando a técnica, como mulheres que buscavam de forma segura e eficaz adiar a maternidade. E hoje, em 2023, o que você precisa saber para congelar seus óvulos com segurança?

"A maioria das mulheres nasce com cerca de um milhão de óvulos, número que diminui constantemente a cada menstruação e com a idade. Muitas, por questões pessoais, profissionais e por indecisão sobre a maternidade, decidem adiar a gravidez. Algumas, já com informações sobre técnicas de medicina reprodutiva, buscam a criopreservação ou congelamento de óvulos - procedimento de resfriamento que preserva os gametas femininos para utilização futura. Outras, desconhecem essa possibilidade e, muitas vezes, perdem essa possibilidade de ter uma gestação com seus próprios óvulos", explica o médico e diretor da Clínica Origen BH, Marcos Sampaio.

Como é o congelamento de óvulos?

A técnica mais empregada atualmente e que apresenta a maior taxa de sucesso é conhecida como vitrificação (congelamento ultrarrápido). "Após o congelamento de seus óvulos, a mulher poderá decidir quando gostaria de descongelá-los para uma futura fertilização in vitro. Assim, mesmo ao envelhecer, seus óvulos ainda estarão preservados, com a 'idade' em que foram congelados", diz o médico, já que o útero não sofre quase nada com a idade

Quais são as preparações para o procedimento?

Segundo Sampaio, antes de realizar o congelamento, a paciente deve realizar a avaliação da reserva ovariana e depois de escolhido o melhor protocolo ( pois existem vários) a aplicação diária de injeções de hormônio para estimular o crescimento dos folículos ovarianos é necessária . O tratamento dura entre 10 e 12 dias. Depois desse procedimento de estimulação da ovulação, a paciente receberá outra dose injetável para finalizar o amadurecimento dos óvulos. Após o prazo de aproximadamente 36 horas, a equipe médica realiza a aspiração dos folículos para coletar os óvulos.

"O procedimento de aspiração dos folículos é realizado dentro do centro cirúrgico, com sedação, para que a paciente não sinta dor nem desconforto. A coleta é guiada por ultrassonografia transvaginal para garantir maior segurança ao procedimento", acrescenta o medico. Após esse procedimento, os óvulos são congelados pelo processo de vitrificação, são identificados e ficam em estufas especiais para manter a qualidade do material.

Existe uma idade específica para congelar os óvulos?

Quanto mais jovem, melhor, sendo o ideal que seja realizado até os 35 anos. "A partir dessa idade, o congelamento pode ser feito, mas as taxas de gravidez começam a diminuir e a qualidade do óvulo também", diz Marcos Sampaio.

Quais as indicações para o congelamento de óvulos?

Existem algumas indicações principais para a realização do congelamento de óvulos:

Mulheres que se submeterão a cirurgias ovarianas;

Mulheres com diagnóstico de câncer e que necessitarão de tratamento de radioterapia e quimioterapia sistêmica, já que essas terapias podem ter efeitos prejudiciais sobre os gametas femininos;

Mulheres que, por motivos profissionais e pessoais, querem adiar a gravidez.

Existe um prazo para descongelar os óvulos de maneira eficaz?

"Pelas experiências clínicas e práticas realizadas na Origen BH, os óvulos não são afetados pelo congelamento, uma vez que ficam armazenados a 196 graus negativos, o que impede o processo de desgaste metabólico", acrescenta Sampaio.

Decidi engravidar com meus óvulos congelados - quais são os procedimentos a serem feitos nesta etapa?

É um procedimento simples. Segundo explica o médico Marcos Sampaio, é necessário preparar o útero, o que pode ser feito a partir do ciclo natural da mulher ou por reposição hormonal com medicamentos bastantes comuns. A partir daí, paciente e médico especializado em medicina reprodutiva fazem conjuntamente o planejamento da fertilização in vitro (FIV).

Receba nossas notícias em primeira mão!