Buscar no site

Veja as razões de você precisar de no mínimo duas redes Wi-Fi em casa

  • 30/11/21
  • 14:00
  • Atualizado há 121 semanas

Talvez você goste da praticidade de ter uma única rede de Wi-Fi em casa: basta ligar seus dispositivos, com a senha memorizada, e desfrutar o melhor do entretenimento e das praticidades do mundo digital conectado.

Mas seeria uma boa ideia definir pelo menos duas redes diferentes na sua casa - e protegê-las com uma boa VPN. Isso com certeza traria mais segurança contra ameaças online.

Os perigos de ter apenas uma rede em casa

Se você tem uma única conexão Wi-Fi em casa, qualquer vulnerabilidade contra sua conexão é muito mais séria, principalmente se você tem vários dispositivos conectados a ela.

O mundo está tão conectado que, ao receber visitas em casa, é muito normal fornecer a senha do seu Wi-Fi para que elas possam interagir online. Mas, como qualquer senha, compartilhar credenciais pessoais é algo bem perigoso.

E nem estamos falando de intenções criminosas: seus convidados podem baixar um programa malicioso sem querer, e isto pode se propagar pela sua rede deixando-a comprometida.

Muitos vírus são capazes de se espalhar por uma rede, o que os permite infectar outros dispositivos conectados ao seu Wi-Fi.

Por que configurar uma rede para convidados?

É possível manter sua cordialidade sem comprometer sua segurança digital. Você pode configurar uma rede para convidados/visitantes a partir de um ponto de acesso separado no seu roteador.

Todos os dispositivos da sua casa ficam conectados em um ponto e se juntam como uma rede, e a rede separada usa um ponto diferente que fornece acesso à internet, mas não à rede da sua casa. Como o nome sugere, ela é voltada para pessoas que visitam sua casa, e não para seu uso pessoal.

Uma rede para convidados permite que as pessoas que visitam a sua casa tenham acesso à internet sem comprometer os seus dados e os seus dispositivos, além de reduzir danos caso algum dispositivo externo conectado à rede esteja contaminado com malware.

Como definir uma rede Wi-Fi para visitantes

Para fazer isto, verifique o endereço de IP do seu roteador (em geral, eles ficam visíveis em alguma etiqueta na parte de baixo do aparelho, ou no manual que acompanha o produto) e digite-o na barra de URL do seu navegador.

Depois, basta inserir o nome de usuário e a senha para acessar o painel de controle de administrador. Caso você não tenha mudado estes dados, é possível encontrá-los no contrato com seu provedor de internet ou no próprio roteador (para melhorar sua segurança, é muito recomendável alterar as credenciais pré-definidas para uma senha personalizada).

Nas configurações, encontre alguma opção para rede de convidados. Se tiver dúvidas, procure por um tutorial específico para seu modelo de roteador.

Depois de encontrar a seção adequada, adicione o nome da rede (geralmente, isto é adicionado no campo SSID para a maioria dos roteadores). Este será o nome visível da sua rede.

Configurações adicionais

Mesmo que você já tenha uma rede de visitantes configurada em casa, é importante tomar certas medidas:

- Configure uma senha para a nova rede, o que impedirá que ela fique exposta a qualquer pessoa;

- Defina o tipo de criptografia para evitar que os dados transmitidos pelo Wi-Fi sejam interceptados (é melhor escolher a opção WPA2, WPA2-PSK ou WPA2-Personal);

- Se houver alguma opção do tipo, desabilite a opção de permitir que convidados acessem os recursos da sua rede local, o que vai proteger sua rede que não é a de convidados;

- Desmarque a opção de permitir acesso às configurações, se houver. Habilitar esta opção significa permitir que convidados possam alterar as configurações da sua rede caso tenham acesso ao IP do seu roteador e suas credenciais de acesso.

Segurança dos dispositivos IoT

Caso você tenha muitos dispositivos de IoT (Internet of Things, ou "internet das coisas"), é uma boa ideia conectá-los em uma rede separada para visitantes.

Assim, mesmo diante de uma vulnerabilidade ou de um ataque hacker que consiga invadir estes equipamentos, suas informações e dispositivos principais não serão atingidos, já que estarão em uma outra rede separada.

Roteadores são alvos constantes de ataques de botnet, então é sempre válido manter seu firmware atualizado, já que as versões mais recentes ajudam a te proteger contra uma grande quantidade de vulnerabilidades.

Muitos dispositivos inteligentes ainda possuem grandes brechas de segurança, até mesmo com configurações padronizadas que não levam em conta uma série de necessidades de proteção, o que os torna alvos relativamente fáceis para ataques.

Então, se um destes dispositivos da sua casa for comprometido (como uma máquina de lavar inteligente, sua Smart TV, uma cafeteira automática ou qualquer outro componente do tipo), suas informações pessoais ficarão a salvo na rede separada para o seu uso.

Veja as vantagens de definir uma rede separada para visitantes e como isto ajuda a melhorar a segurança da conexão do Wi-Fi da sua casa
Veja as vantagens de definir uma rede separada para visitantes e como isto ajuda a melhorar a segurança da conexão do Wi-Fi da sua casa

Dicas adicionais de proteção para sua rede

Além da dica de configurar uma rede separada para visitantes, vale a pena adotar medidas adicionais que ajudam a melhorar a segurança da sua conexão:

- Mantenha credenciais fortes, com nome de usuário e senha para sua rede pessoal e não compartilhe estes dados com terceiros (faça o mesmo configurando uma boa senha para a rede separada para visitantes);

- Faça as atualizações de segurança dos sistemas operacionais, aplicativos e de firmware do seu roteador;

- Configure uma VPN, preferencialmente direto no seu roteador. Assim, tanto sua rede particular quanto a rede para visitantes ficarão protegidas por criptografia, com um nível mais avançado de segurança para os dados. Há opções que permitem configuração de conexão VPN no Mac, assim como sistemas Linux, Windows e também para dispositivos móveis (iOS e Android);

- Tenha um bom antivírus profissional e sempre atualizado, o que ajuda a diminuir os riscos de invasões e vulnerabilidades nos seus dispositivos e na sua rede.

Lembre-se que sua melhor segurança são comportamentos responsáveis em relação aos seus dados e à sua conexão. Eles são seus maiores aliados na defesa da sua segurança cibernética.

Receba nossas notícias em primeira mão!