O Conselho Municipal da Assistência Social realizou na sexta-feira, dia 5 de agosto, no Centro
de Convenções “Governador Mario Covas”, a VII Conferência da Assistência Social.
Nesta Conferência, que contou com grande participação da população e de funcionários do
sistema de assistência social do município, foram levantados pontos positivos e negativos do
atendimento e dos serviços oferecidos e as propostas que serão apresentadas na Conferencia
Estadual, que deve acontecer até o mês de outubro.
Na ocasião também foram eleitos sete delegados da sociedade, usuários e profissionais da
área, para representar o município na Conferência Estadual. Os titulares eleitos foram: Rômulo
Cordeiro Carvalho, Adriana Cristina Assiz, Walquiria Donizete e Elizangela Oliveira Martins.
Para a suplência foram eleitos: Almirante Brito de Almeida, Elaine Cristina Ferreira Alphonse,
Maria Ângela Cenci Queiroz e Elisabete Santos.
As propostas votadas e aprovadas pelos participantes da Conferência foram: capacitação
continuada a todos trabalhadores do SUAS; um psicólogo e um assistente social para
acompanhamento familiar nos projetos infantis para trabalhar a centralidade na família;
aumento das verbas municipais, estaduais e federais para as entidades sociais; reforma e
manutenção da quadra do Conjunto Habitacional Humberto Soncini; programa de esportes
para a família; ampliação do projeto CARA; estrutura física adequada para os projetos sociais
e CREAS; disponibilizar veículos suficientes para atendimento da população em geral.
Os participantes aprovaram ainda propostas como: concurso público específico na área de
assistência social para melhoria do atendimento à população para todas as unidades da
Assistência Social; criação de cargo com salários condizentes às atribuições para coordenação
do CRAS e CREAS; capacitação continuada dos servidores; auxílio municipal para cursos de
especializações e pós-graduação; diminuição da carga horária dos psicólogos para equiparar
com a dos Assistentes Sociais; reparo salarial dos coordenadores de projetos; revisão salarial
dos trabalhadores do SUAS e aumento salarial dos técnicos da área social.
Os profissionais salientaram também a importância de viabilizar, divulgar e ampliar os espaços
com computadores e profissional capacitado para que todas os usuários e bairros possam
usar; mais capacitações populares voltadas a geração de renda para as famílias; maior
numero de profissionais na área social para atender as demandas; divulgar os Serviços Sociais
que são oferecidos no Município; criação de academia ao ar livre nas praçasairros com
professor; realização de fóruns populares nos bairros sobre direitos e deveres sociais; criação
eou fortalecimento das associações de moradores nos bairros; maior divulgação das
audiências publicas orçamentarias e maior informação sobre os Conselhos Municipais nos
bairros para incentivar a participação popular.

Renata Matioli, Maria Ângela e a Primeira Dama Sonia na abertura

– Evento realizado no dia 5 e que teve grande participação popular










