O curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) está em de andamento para iniciar no segundo semestre deste ano, com sua primeira turma.
O professor Eduardo Augusto Vella Gonçalves, diretor da FEMA/IMESA, concedeu uma entrevista exclusiva ao repórter do AssisCity.com para explicar os trâmites que ainda faltam ser finalizados e também sobre os prognósticos do curso na cidade.
De acordo com o diretor da FEMA ainda falta aprovação do Conselho Estadual de Educação para que ocorra o vestibular,.
“Ainda neste mês seremos autorizados a realizar o processo seletivo, pois foi comprovado ao Conselho que os equipamentos estão sendo comprados. Diante disso, acredito que em junho já ocorram as inscrições para o vestibular, em julho teremos a prova e em agosto começam as aulas”, diz.
Eduardo informa que existe um compromisso com a VUNESP para que a instituição seja a concessionária responsável pelo vestibular. Porém de acordo com ele, não existe nenhum contrato assinado por conta da falta de formalização do Conselho Estadual de Educação, mas o comprometimento com a FEMA já é existente.
“O prefeito Ricardo Pinheiro Santana se dispôs a viabilizar R$ 1 milhão de recursos para a realização dos primeiros investimentos. Este dinheiro terá a finalidade da construção de um laboratório morfofuncional, que é basicamente estruturado por bonecos, esqueletos, entre outras peças e objetos. Além deste dinheiro, a FEMA possui dinheiro para a plena instalação do curso, e teremos que comprar microscópios, lâminas e outros aparatos necessários”, explica.
O valor da inscrição pode girar em torno de R$300,00 a R$500,00 e o valor da mensalidade pode ser entre R$5.500,00 e R$6000,00. A turma inicial será de 60 alunos.
“Estes valores não são definitivos ainda, dependemos de conversar com o Conselho Curador da FEMA e da formalização do Conselho Estadual de Educação. Gostaria de frisar que estes preços estão dentro do mercado, uma vez que a mensalidade é abaixo da maioria dos cursos oferecidos por aí”, disse.
Em relação a programa de bolsas, a FEMA dará bolsas de estudos e descontos por meio dos programas da instituição e o Financiamento Estudantil (FIES) é outra forma de angariar alunos.
A FEMA pretende formalizar parcerias com outras instituições que oferecem o curso de Medicina como a UNICAMP, FAMEMA e UNESP, para que ocorra suporte e intercâmbio do professorado.
De acordo com Vella, conversas existem, mas a formalização só pode existir após o início das aulas.
“Gostaria de dizer que a vinda do curso de Medicina para cá é um sonho que está sendo realizado e a população de Assis e região podem ter certeza que formaremos grandes médicos”, afirma.

Professor Eduardo Augusto Vella Gonçalves










