O curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) está em de andamento para iniciar no segundo semestre deste ano, com sua primeira turma.

O professor Eduardo Augusto Vella Gonçalves, diretor da FEMA/IMESA, concedeu uma entrevista exclusiva ao repórter do AssisCity.com para explicar os trâmites que ainda faltam ser finalizados e também sobre os prognósticos do curso na cidade.

De acordo com o diretor da FEMA ainda falta aprovação do Conselho Estadual de Educação para que ocorra o vestibular,.

“Ainda neste mês seremos autorizados a realizar o processo seletivo, pois foi comprovado ao Conselho que os equipamentos estão sendo comprados. Diante disso, acredito que em junho já ocorram as inscrições para o vestibular, em julho teremos a prova e em agosto começam as aulas”, diz.

Eduardo informa que existe um compromisso com a VUNESP para que a instituição seja a concessionária responsável pelo vestibular. Porém de acordo com ele, não existe nenhum contrato assinado por conta da falta de formalização do Conselho Estadual de Educação, mas o comprometimento com a FEMA já é existente.

“O prefeito Ricardo Pinheiro Santana se dispôs a viabilizar R$ 1 milhão de recursos para a realização dos primeiros investimentos. Este dinheiro terá a finalidade da construção de um laboratório morfofuncional, que é basicamente estruturado por bonecos, esqueletos, entre outras peças e objetos. Além deste dinheiro, a FEMA possui dinheiro para a plena instalação do curso, e teremos que comprar microscópios, lâminas e outros aparatos necessários”, explica.

O valor da inscrição pode girar em torno de R$300,00 a R$500,00 e o valor da mensalidade pode ser entre R$5.500,00 e R$6000,00. A turma inicial será de 60 alunos.

“Estes valores não são definitivos ainda, dependemos de conversar com o Conselho Curador da FEMA e da formalização do Conselho Estadual de Educação. Gostaria de frisar que estes preços estão dentro do mercado, uma vez que a mensalidade é abaixo da maioria dos cursos oferecidos por aí”, disse.

Em relação a programa de bolsas, a FEMA dará bolsas de estudos e descontos por meio dos programas da instituição e o Financiamento Estudantil (FIES) é outra forma de angariar alunos.

A FEMA pretende formalizar parcerias com outras instituições que oferecem o curso de Medicina como a UNICAMP, FAMEMA e UNESP, para que ocorra suporte e intercâmbio do professorado.

De acordo com Vella, conversas existem, mas a formalização só pode existir após o início das aulas.

“Gostaria de dizer que a vinda do curso de Medicina para cá é um sonho que está sendo realizado e a população de Assis e região podem ter certeza que formaremos grandes médicos”, afirma.

Curso de Medicina na FEMA está  previsto para ter 1ª  turma em agosto

Professor Eduardo Augusto Vella Gonçalves

Share.
???? Participe do canal do Assiscity no WhatsApp na região

NOSSOS COLUNISTAS