Buscar no site

Mães reclamam falta de vagas em creches de Assis

Secretária da Educação rebate mães e informa que não faltam vagas

Redação AssisCity / Foto: AssisCity/Divulgação

  • 05/07/17
  • 08:00
  • Atualizado há 356 semanas

Diversas mães estão reclamando nas redes sociais que estão encontrando dificuldades para encontrar vagas em creches para seus filhos. A reportagem do AssisCity conversou com duas mães que falaram sobre os problemas encontrados.

A licença maternidade da faxineira Elaine Cristiane Ramalho de Oliveira, de 35 anos, termina no próximo dia 14, e ela afirma que não tem com quem deixar seu filho de três meses e meio e precisa voltar ao trabalho, pois não encontra vagas em creche.

" Procurei a princípio as creches José Santilli e Hilda Miras, que são mais próximas de casa, pois moro no Assis III, mas não consegui. Depois disso fui na Secretaria Municipal da Educação e realmente não tem vaga, nem nestas creches, e nem em outras da cidade. Fui até o Conselho Tutelar, mas nada adiantou, voltei à Secretaria e me colocaram em uma lista de espera; meu filho está em décimo lugar e não tem data para chamar", relata Elaine.

A balconista Cristiane Oliveira da Silva Santos, de 25 anos, mãe de duas meninas gêmeas, de 5 meses de idade, confirma o problema relatado por Elaine e ressalta que se não encontrar vaga para suas filhas pode ter que abandonar o emprego, visto que não tem com quem deixar as crianças.

"Já fui há 2 meses no Bambalalão e na Judith de Oliveira Garcez, e nada de vagas. Disseram que não tem previsão. Já vi relatos de mães que estão desde o início do ano em busca de vagas em creches. Volto a trabalhar na quinta-feira, se eu não conseguir, vou ter que abandonar o emprego", lamenta Cristiane.

A reportagem do AssisCity procurou a secretária Municipal da Educação de Assis, Dulce de Andrade Araújo, que faz o seguinte esclarecimento:

"Estamos fazendo um senso de vagas remanescentes, que serão disponibilizadas às crianças do nosso cadastro a partir do segundo semestre. Trabalhamos com cadastros, todos os pais que necessitam colocar seus filhos em creches veem à Secretaria, deixam uma requisição e indicam as unidades que preferem, a Central de Vagas verifica a disponibilidade e faz a triagem para atender as solicitações. Existem casos em que oferecemos as vagas, mas eventualmente os pais preferem aguardar a vaga em unidades específicas", afirma.

Dulce informou ainda que 1964 crianças de 4 meses a 3 anos são atendidas nas 12 creches municipais e uma que é conveniada. Para outras informações e esclarecimentos , a secretária se coloca à disposição para atender os pais.

Secretaria Municipal da Educação de Assis

Elaine Cristiane Ramalho de Oliveira

Cristiane Oliveira da Silva Santos

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais