Buscar no site

Provão Paulista: confira quais matérias serão avaliadas, correção e cálculo final das notas

Primeira edição do novo processo seletivo de acesso ao ensino superior público de São Paulo começa na próxima terça-feira, 28; em 2023 estão em disputa mais de 15 mil vagas

Redação AssisCity

  • 24/11/23
  • 09:00
  • Atualizado há 22 semanas

A menos de uma semana do início do Provão Paulista, a Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) reuniu as principais dúvidas sobre a aplicação do exame. A partir da próxima terça-feira, 28 de novembro, mais de 1,2 milhão de estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio participam do novo processo seletivo que garante acesso ao ensino superior público e gratuito paulista.

Nesta primeira edição, estão em disputa mais de 15 mil vagas em faculdades da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Veja abaixo quais disciplinas serão avaliadas, como será feita a correção das provas e o cálculo da nota final de cada candidato.

Quais disciplinas serão avaliadas na prova

Os itens foram elaborados de acordo com o Currículo Paulista e busca avaliar as diferentes habilidades que os estudantes desenvolveram ao longo de todo o Ensino Médio. Dessa forma, será exigido do candidato interpretação de texto e questões contextualizadas, assim como aquelas mais diretas, em que o conhecimento de área é mensurado em sua essência. Ao todo, o caderno de prova de cada série reúne 90 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia de aplicação (veja quadro com o calendário por série), duas áreas do conhecimento serão avaliadas. A de Linguagens e suas Tecnologias inclui as disciplinas de língua portuguesa com 20 questões e língua inglesa com quatro questões. Já Ciências da Natureza e suas Tecnologias é formada pelos componentes de física, química e biologia - cada uma com oito questões.

A Seduc-SP reservou para o segundo dia as provas da área de Matemática e suas Tecnologias com 20 questões do currículo de matemática. É a vez também de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com sete questões do conteúdo de história e outras sete de geografia, além de quatro de sociologia e mais quatro de filosofia. Para os estudantes da 3ª série, o dia segue com a prova redação, que exige a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo. A Fundação Vunesp, instituição organizadora da prova, prevê um tema relevante e atual aos moldes do Enem e dos principais vestibulares do país.

Reprodução/Pixabay - A partir da próxima terça-feira, 28, estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio participam do novo processo seletivo que garante acesso ao ensino superior público e gratuito paulista - Foto: Reprodução/Pixabay
A partir da próxima terça-feira, 28, estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio participam do novo processo seletivo que garante acesso ao ensino superior público e gratuito paulista - Foto: Reprodução/Pixabay

Correção das provas

As questões objetivas serão corrigidas por meio de leitor óptico, como já é praxe em concursos realizados pela Fundação Vunesp. No caso da redação, a responsabilidade é de uma equipe de colaboradores treinada pela instituição e ciente dos mecanismos de controle de qualidade. A correção do texto deve levar em conta critérios como uso da norma culta, compreensão da proposta e capacidade de interpretação das informações.

O candidato terá as provas anuladas e automaticamente eliminados do Provão Paulista caso falte em um dos dias de provas, obtenha nota zero em qualquer uma das matérias que compõem o exame e/ou não alcançar no mínimo 20% do valor máximo da redação.

Como é o cálculo da nota

Por ser um processo seriado, as notas conquistadas ao longo dos anos terão pesos crescentes. Ou seja, a prova da 3ª série terá maior peso que a da 2ª série, que, por sua vez, será maior que a da 1ª série. A ideia é valorizar o ganho de conhecimento do estudante ao longo da jornada escolar. Para os alunos matriculados neste ano na 3ª série do Ensino Médio, a nota final é composta 80% pela prova de múltipla escolha (90 questões) e 20% pela prova de redação.

Em 2024, o cálculo é feito a partir do somatório da pontuação de quem hoje está na 2ª série, sendo 30% a parte de múltipla escolha, mais 50% da múltipla escolha e 20% da redação realizada na 3ª série. Já em 2025, pela primeira vez, a Seduc-SP utilizará o desempenho do aluno ao longo das três séries do Ensino Médio. Assim, para quem em 2023 está na 1ª série, as questões de múltipla escolha equivalem a 15% do total. Na 2ª série, no próximo ano, o percentual para os itens de múltipla escolha é 25% e, por fim, na 3ª série, daqui a dois anos, as questões de múltipla escolha correspondem a 40% da nota e 20% de redação.

Cada instituição de ensino superior conveniada publicará a instrução normativa para definir o processo de matrícula e o ingresso do estudante em cada faculdade. No entanto, para composição do resultado final da nota é obrigatória a participação do candidato nas três provas referente às três séries do Ensino Médio. Caso o aluno não realize alguma das etapas do Provão Paulista, ele estará automaticamente desclassificado e não poderá fazer a prova do ano seguinte.

Receba nossas notícias em primeira mão!