Buscar no site

Sisu apresenta problemas de acesso pelo segundo dia consecutivo

Candidatos relatam impasse pelas redes sociais. O Ministério da Educação (MEC) havia afirmado que resolveria o empecilho

Metrópoles

  • 25/01/17
  • 15:00
  • Atualizado há 378 semanas

Estudantes que prestaram a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em dezembro, enfrentam, pelo segundo dia seguido, problemas para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), aberto na terça-feira (24/1). O Ministério da Educação (MEC) havia comunicado que resolveria o impasse.

No total, são ofertadas para o primeiro semestre 238.397 vagas de graduação em 131 instituições de ensino. As inscrições ocorrem somente pela página do Sisu e se encerram na sexta-feira (27). Desde quinta-feira (19), o candidato pode consultar a lista dos cursos oferecidos.

Para se candidatar, os interessados precisam apenas informar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos. As alternativas podem ser modificadas durante todo o período de inscrições.

Durante as inscrições, o sistema calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas ofertadas e no total de candidatos inscritos para cada curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da seleção, não garantindo, necessariamente, a vaga desejada. O resultado da chamada regular será publicado no próximo dia 30.

Podem participar da seleção apenas os estudantes que realizaram o Enem 2016 e que não zeraram a redação. Os candidatos que quiserem integrar a lista de espera, após o resultado da chamada regular, devem se inscrever entre os dias 30 de janeiro e 20 de fevereiro.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) informou que as dificuldades de acesso relatadas por alguns candidatos estão sendo sanadas. "Foram registradas hoje, até o momento, pelo menos 100 mil mudanças de senha na base do INEP, o que impede o acesso ao SISU temporariamente.

O MEC, juntamente com o INEP, continua trabalhando para identificar qualquer outra inconsistência e resolve-la com a máxima brevidade, assegurando que não haverá prejuízo a nenhum candidato. Os canais de acesso do MEC e do INEP estão prontos para receber qualquer comunicação relativa ao SISU por meio do número 0800 616161", traz o comunicado.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais