Na manhã desta sexta-feira, 25 de abril, representantes de 12 municípios se reuniram na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) para participar da 1ª Assembleia Geral do Fórum Permanente de Turismo da Região Turística Vale do Paranapanema. O encontro marcou a retomada oficial da região turística, reconhecida pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria Estadual de Turismo.

Evento reuniu 12 municípios que fazem parte da região turística do Vale do Paranapanema - FOTO: Portal AssisCity
Evento reuniu 12 municípios que fazem parte da região turística do Vale do Paranapanema – FOTO: Portal AssisCity

A reunião foi conduzida pelo presidente da Região Turística, Ítalo Garcia, e contou com a presença do vice-prefeito de Assis, Alexandre Cachorrão, da diretora-executiva do CIVAP, Ida Franzoso — representando o presidente do Consórcio e prefeito de Palmital, Luis Gustavo —, além de secretários e gestores de turismo dos municípios participantes.

Segundo Ítalo Garcia, o objetivo principal é a união dos municípios para fortalecer a atividade turística como ferramenta de geração de renda e desenvolvimento local. “O turismo é uma indústria limpa, sustentável e transformadora. Estamos plantando uma semente para mudar a realidade econômica de nossas comunidades, e isso só será possível com planejamento, capacitação e parceria entre o poder público e a iniciativa privada”, afirmou.

YouTube Siga nosso canal no YouTube

Participam da Região Turística Vale do Paranapanema os municípios de Assis, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Maracaí, Palmital, Platina, Tarumã e Pedrinhas Paulista. A formação do fórum pretende alinhar ações conjuntas para que todos avancem juntos, trocando experiências e promovendo os potenciais turísticos de forma integrada.

Lucilene Alves, representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Assis, destacou que Assis e a região têm grande potencial turístico, especialmente nas áreas de turismo rural, cicloturismo, gastronomia e eventos culturais. “Estamos trabalhando no mapeamento dos nossos atrativos e atualizando nossa documentação para inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, um passo essencial para futuramente conquistarmos o título de Município de Interesse Turístico (MIT)”, explicou.

Encontro marcou o início dos trabalhos conjuntos para fortalecer o turismo regional e impulsionar o desenvolvimento dos municípios do Vale do Paranapanema - FOTO: Portal AssisCity
Encontro marcou o início dos trabalhos conjuntos para fortalecer o turismo regional e impulsionar o desenvolvimento dos municípios do Vale do Paranapanema – FOTO: Portal AssisCity

O vice-prefeito de Assis, Alexandre Cachorrão, também ressaltou a importância da iniciativa. “Esse é um marco para o desenvolvimento da nossa região. Estamos iniciando um projeto que vai fortalecer a economia local, incentivar novos empreendimentos e movimentar o setor de serviços, como hotelaria, gastronomia e comércio”, comentou.

O Fórum também prevê a realização de viagens técnicas a outras regiões turísticas consolidadas, como a Região dos Rios, em Araçatuba, para troca de experiências e fortalecimento do planejamento regional.

Vale do Paranapanema inicia trabalho conjunto mirando exemplos de sucesso como a Região dos Rios - FOTO: Portal AssisCity

A assembleia representa o início de um trabalho conjunto que busca colocar o Vale do Paranapanema no mapa turístico do estado de São Paulo e do Brasil.

Compartilhar.

NOSSOS COLUNISTAS