Buscar no site

"Aqui, não fazemos nada diferente. Diferente é nosso jeito de fazer"

Hoje, falaremos sobre pessoas que, há 31 anos, resolveram dizer Sim, transformando dificuldades em oportunidades

Fernando Nascimento

  • 29/03/23
  • 10:00
  • Atualizado há 57 semanas

Neste especial, gostamos bastante de falar sobre histórias que valem a pena. Mas, sem dúvida, as que demonstram um amor prático são particularmente emocionantes. Hoje, falaremos sobre pessoas que, há 31 anos, resolveram dizer Sim, transformando dificuldades em oportunidades. Contrariar os "nãos" durante o percurso foi a força motriz deste projeto.

Após um diagnóstico de meningoencefalite, aos 7 meses de vida, de sua filha Aline, a funcionária pública aposentada Teófila de Almeida idealizou um projeto que pudesse atender pessoas na mesma condição da criança: que carecem de cuidados especiais, tratamento terapêutico continuado e remédios controlados.

É sempre importante esclarecer que pessoas com deficiência intelectual severa têm direito a tratamento médico, psicológico e funcional, de acordo com o artigo 7º da "Declaração de Direitos das Pessoas com Deficiência", aprovado pelas das Nações Unidas em 1975. Suprir lacunas e colaborar com o poder público, para que tais direitos sejam amplamente garantidos, é um papel fundamental de associações assistenciais e sociais, como a Associação Beneficente de Assis, mantenedora do Projeto Sim.

A ABA foi fundada em 03/10/1949, por um grupo de cidadãos que, diante das questões sociais da cidade, resolveram criar uma entidade de caráter assistencial. Durante 42 anos, manteve um albergue noturno. No início da década de 90, a associação resolveu abraçar a missão de transformar o local de acolhida em um centro de reabilitação.

A criação do Projeto Sim, em 1º de dezembro de 1991, foi apenas o início de um legado contínuo de transformações de muitas vidas. Sua sede, no mesmo local do antigo albergue, na Rua Capitão Assis, foi cedida pela direção da USE (União das Sociedades Espíritas de Assis). Desde então, realizou inúmeros trabalhos, cresceu, e o sonho foi alcançado: um Centro Avançado de Reabilitação e Inclusão Social para Pessoas com Deficiência.

Com propostas claras, conhecimento da demanda de cada pessoa atendida, terminologia correta e adequação aos parâmetros atualmente exigidos, o Sim fornece as condições básicas de segurança, acessibilidade e amplo espaço físico. A busca principal é que as pessoas com deficiência alcancem desenvolvimento socioeducacional e sócio afetivo.

Divulgação - Associação beneficente de Assis - Foto: Divulgação
Associação beneficente de Assis - Foto: Divulgação

Na verdade, podemos trocar todas estas palavras por Dignidade. É isso que cerca de 180 matriculados atualmente recebem todos os dias.

São admitidos na entidade usuários com deficiência intelectual severa, que possuam indicação médica, terapêutica e educacional. O processo de triagem e avaliação é feito por uma equipe multidisciplinar, que define os critérios de atendimento.

Tais atendimentos são ininterruptos, planejados estrategicamente para oferecer serviços de qualidade, compatíveis com preceitos inovadores, e durante sua aplicação, recorre-se a diferentes serviços, a cada novo objetivo que se apresenta.

Divulgação - A criação do Projeto Sim, em 1º de dezembro de 1991, foi apenas o início de um legado contínuo de transformações de muitas vidas - Foto: Divulgação
A criação do Projeto Sim, em 1º de dezembro de 1991, foi apenas o início de um legado contínuo de transformações de muitas vidas - Foto: Divulgação

São oferecidos serviços sociais, médico, odontológico, de psicologia, de fonoaudiologia, de fisioterapia, de terapia ocupacional e de intervenção precoce, entre muitas outras. A estrutura engloba brinquedoteca, cozinha experimental, academia de ginástica, oficinas ocupacionais e culturais. Também aplicam educação Ambiental e Cidadania, integram campanhas para integração comunitária e possuem um bazar.

Atualmente possui 18 colaboradores, entre fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, cozinheiro, auxiliar administrativo e motorista. Também há espaço para estágio, em algumas destas áreas.

O Sim já recebeu o prêmio "Bem Eficiente", que contempla as 50 melhores entidades do Brasil. Também foi homenageado inúmeras vezes pela Assembleia Legislativa e pela Câmara Municipal de Assis. A ABA é uma entidade de utilidade pública, com parcerias e convênios com a Administração Pública, todos discriminados em seu Portal da Transparência.

Divulgação

Além de voluntariar-se, você também pode ajudar o Projeto Sim com a doação de seu imposto de renda. Informe-se na secretaria da entidade.

Histórias como a da Associação Beneficente de Assis e do Projeto Sim nos fazem querer continuar. Não nos cansamos de dizer obrigado a gente como eles.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais