Buscar no site

Cervejaria Malta tenta restabelecer serviço de água e esgoto para retomar atividades

O reestabelecimento da água e o tratamento adequado do resíduo de esgoto para os efluentes é o último passo para que a indústria volte à sua produção

Redação AssisCity

  • 30/10/23
  • 16:00
  • Atualizado há 25 semanas

A Cervejaria Malta deve retomar suas atividades até o dia 8 de novembro, segundo o que ficou estabelecido pelo juiz da massa falida.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Assis, Ivan Serra, a secretaria está empenhada em ajudar a empresa Gestora Judicial, FKConsulting.PRO, agendando audiências e reuniões com a Sabesp, para que ha o restabelecimento da água e tratamento adequado do resíduo de esgoto para os efluentes.

"Estamos em conversa com a Sabesp, de Assis e na sede, para que essa questão seja resolvida brevemente. Além do restabelecimento da água, ainda é necessário que haja uma atenção especial para as demandas ambientais e assim que estiver tudo resolvido, a Cervejaria voltará ao seu funcionamento", explicou.

Além disso, há uma dívida da massa falida com a Sabesp, que pode estar atrapalhando o processo de restabelecimento do serviço. O Portal AssisCity entrou em contato com a empresa, porém, até a publicação desta não houve retorno.

Divulgação - Vista aérea da Cerveja Malta em Assis - Foto: Prefeitura Municipal
Vista aérea da Cerveja Malta em Assis - Foto: Prefeitura Municipal

A volta

Após resolvida a situação da água, o portal AssisCity apurou que a Cervejaria Malta voltará aos trabalhos, com um prazo de 5 dias para produção de refrigerantes e de 37 dias para cerveja e chopp. A partir deste prazo, a empresa precisa cumprir os contratos e entregas feitas antes da falência.

Além disso, é importante ressaltar que, os credores que têm dinheiro a receber da massa falida, não recebem da nova gestão.

Outro ponto é de que na audiência realizada ficou estabelecido que a FKConsulting.PRO fica no controle da indústria, até que o processo de venda para uma nova pessoa jurídica seja concretizado.

Falência

No dia 7 de agosto, de 2023, funcionários procuraram o Portal AssisCity para reclamar de salários atrasados e benefícios retidos. Na ocasião, a empresa foi procurada e afirmou que estavam tentando resolver a situação. No total, eram 230 famílias prejudicadas e que poderiam ficar sem trabalho.

Já no dia 8, o Ministério Público decidiu manter as atividades da indústria, sob o comando de um Gestor Judicial, para que fosse preservada a empresa.

Neste meio tempo, o poder executivo prestou apoio aos trabalhadores e realizou um mutirão na ACIA, com a presença do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com propostas de trabalho e com a Secretaria de Assistência Social.

No dia 14 de agosto foi decidido então, em audiência, que a empresa FKConsulting.PRO seria a Gestora Judicial e que a cervejaria continuaria operando em Assis.

Receba nossas notícias em primeira mão!