Buscar no site

Do antigo CSU para o altar: casais de Assis relembram como conheceram suas almas gêmeas

Reinaugurado como Ecoparque, espaço foi palco de muitos romances em Assis

Redação AssisCity/ Fotos: Arquivo Pessoal

  • 17/12/19
  • 11:00
  • Atualizado há 228 semanas

Quem é morador de Assis há bastante tempo, certamente deve ter memórias do antigo Centro Social Urbano (CSU), que neste final de semana foi reinaugurado como o novo Ecoparque.

O CSU era um dos principais espaços de lazer e diversão para a comunidade assisense, mas também foi palco de muitos romances e encontros de almas gêmeas.

Divulgação - Piscina do antigo Centro Social Urbano era ponto de encontro em Assis
Piscina do antigo Centro Social Urbano era ponto de encontro em Assis

Em janeiro de 1988, o casal Deise Lilischkies Garcia e Adilson Corrêa iniciava sua história de amor. A paquera começou no Centro Social Urbano e ganhou o altar pouco tempo mais tarde.

"A gente não se conhecia, mas foi lá que começamos a nos paquerar e conversar. Dois meses depois nós começamos a namorar e no dia 18 de junho do mesmo ano casamos. Estamos juntos até hoje, depois de 31 anos, e tivemos dois filhos dessa união", afirma Deise.

Na época, Deise tinha 23 anos, enquanto o seu futuro marido tinha 20. Ela conta que a piscina e o restaurante eram os lugares mais frequentados pelos jovens, espaços que também fizeram parte da infância dos filhos do casal.

Divulgação - Casal Deise Lilischkies Garcia e Adilson Corrêa se conheceu em 1988 no CSU
Casal Deise Lilischkies Garcia e Adilson Corrêa se conheceu em 1988 no CSU

"Quando eu casei já tinha um filho de 6 anos, o Michel, que foi criado lá. Ele inclusive aprendeu a nadar com 4 anos de idade com a ajuda do salva-vidas Rubens. Meus outros dois filhos, Renée e Liney, também frequentavam muito o CSU, porque a gente passava o final de semana lá. Eu fiz curso de natação com a professora Débora e sempre me recordo do José Esteves, que cuidava da piscina e foi uma grande pessoa", salienta.

Deise foi com a família na inauguração o Ecoparque e disse que ficou muito emocionada de revisitar um lugar tão especial.

Memória Fotográfica Assisense - Entrada do antigo Centro Social Urbano de Assis
Entrada do antigo Centro Social Urbano de Assis

"Eu senti uma emoção tão grande quando fui lá na inauguração. Chorei muito e passou um filme na minha cabeça. Eles pintaram a piscina, que ficou maravilhosa, e voltarei a frequentar sempre que puder. Já fiz a minha inscrição, da minha neta, e agora vamos ter a oportunidade de viver novas lembranças com as novas gerações", diz emocionada.

Divulgação - Deise juntamente com os filhos Michel, Renée e Liney, que faleceu há três anos
Deise juntamente com os filhos Michel, Renée e Liney, que faleceu há três anos

Leia também: Ecoparque é inaugurado e equipamentos prometem atrair grande público de Assis e região

Amor à primeira vista

Graziela Aparecida Pereira Pais e Edilson Francisco Pais também são um casal formado no antigo Centro Social Urbano de Assis.

Grazi conta que tinha 11 anos de idade quando conheceu o futuro marido, que naquela época tinha 13 anos.

Divulgação - Graziela Aparecida Pereira Pais e Edilson Francisco Pais no início do relacionamento
Graziela Aparecida Pereira Pais e Edilson Francisco Pais no início do relacionamento

"No primeiro dia que fui lá no CSU conheci o abençoado e foi amor à primeira vista. Começamos a nos ver e todo final de semana íamos lá. Eu ia com minhas duas primas, a Tatiane Lino e a Ana Paula Ribeiro, e era um ponto de encontro principalmente para os adolescentes. O Edilson na época não tinha carteirinha e ainda pulava para poder nadar. Era muito divertido e nosso primeiro beijo foi lá no parquinho", diz bem humorada.

Divulgação - Grazi com o marido Edilson atualmente
Grazi com o marido Edilson atualmente

Segundo Grazi, ela desconfia que se não fosse o CSU, talvez nunca tivesse conhecido o marido.

"Na época ele morava na Vila Progresso e eu morava lá na saída de Cândido Mota. Se eu não tivesse ido lá, acho que a gente não tinha se conhecido não, porque nem tínhamos amigos em comum. Foi um encontro de almas que o CSU proporcionou e nesse ano completamos 25 anos juntos. A minha família se formou naquele espaço, porque tivemos um filho, o Junior Pais, que já está com 22 anos, e agora poderemos matar a saudade no Ecoparque", finaliza.

Divulgação - Grazi com o filho Junior Pais
Grazi com o filho Junior Pais

Memória Fotográfica Assisense - Rodrigo Carmo - Espaço foi palco de encontro para muitos casais assisenses
Espaço foi palco de encontro para muitos casais assisenses

Assista ao vídeo da inauguração do Ecoparque, antigo CSU:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais