Eleições 2024: PSDB realiza reunião da coordenadoria partidária em Assis
Em um período de desafios e instabilidade, a legenda busca reforçar suas bases
Assessoria de Comunicação
- 04/02/24
- 08:00
- Atualizado há 43 semanas
Na noite de sexta-feira, 02 de fevereiro, Assis recebeu lideranças do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que realizou uma reunião da coordenadoria no salão de um hotel em Assis. O evento contou com a presença de diversas lideranças representando 16 Municípios, consolidando um momento estratégico para a sigla.
O partido, que participou consecutivamente do segundo turno em seis eleições presidenciais e conquistou a vitória em duas ocasiões (1994 e 1998), além de governar o estado de São Paulo entre 1995 e 2023, encontra-se em um período de reestruturação após amargar resultados menos favoráveis a partir das eleições de 2018.
Entre os participantes, o deputado estadual Mauro Bragato marcou presença, trazendo sua contribuição e perspectivas para o partido. Além dos filiados, o evento também contou com a participação do Superintendente do Sebrae, Marco Vinholi, do vereador de Assis pelo partido, Fernando Vieira, da ex-prefeita de Paraguaçu Paulista, Almira Garms e o prefeito de Palmital Luís Gustavo e sua mãe, a ex-prefeita, Ismênia.
O Prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi, figura importante na política estadual, coordenou a reunião, reforçando o apoio e alinhamento do partido na região. O encontro contou ainda com a participação de diversas lideranças partidárias fortalecendo os laços e a coesão interna voltada à região do Vale do Paranapanema.
Mauro Bragato afirma que "foi falado sobre o momento que estamos vivendo. O objetivo é se organizar para as eleições". Ele complementa que no momento não existem nomes definidos para a disputa eleitoral.
Sobre a presença de Marco Vinholi, Bragato esclarece que o Superintendente do Sebrae é candidato à presidência estadual dos tucanos.
Sobre alianças partidárias, o parlamentar considera que "cada cidade possui sua história" e que sua função neste processo será de supervisionamento, "eu vou fiscalizar com a ajuda do Oscar", esclarece.
Durante o encontro, os tucanos discutiram temas para a atuação política do PSDB, incluindo estratégias para o pleito de 2024 e as iniciativas de fortalecimento do partido em âmbito regional.
O evento no hotel de Assis demonstrou a intenção de mobilização e organização do PSDB, além de reforçar a importância de lideranças políticas regionais envolvidas. Com a presença de Mauro Bragato, Marco Vinholi e Oscar Gozzi, a reunião sinaliza um comprometimento significativo do partido em se reconstruir como uma força política no Vale do Paranapanema.
Segundo levantamento do GloboNews, em matéria de agosto de 2023, "mais de 40% dos prefeitos eleitos pelo PSDB em SP mudaram de partido". Dentre os 173 eleitos naquela votação, pelo menos 72 representantes já haviam se desvinculado do PSDB. Entre os principais destinos estavam o PSD liderado por Gilberto Kassab e o PL de Valdemar da Costa Neto. Neste contexto de polarização política entre esquerda e direita, à época, o então presidente da sigla afirmou em Brasília que o partido "não é nem Lula e nem Bolsonaro".
O prazo para filiação partidária se encerra em 6 de abril, ou seja, seis meses antecedendo o dia da eleição, agendada para 6 de outubro.