Buscar no site

FICAR: nossa feira de exposições

A Feira Industrial e Agropecuária de Assis e Região, que você conhece por FICAR, pode ser repleta de histórias de amor

Fernando Nascimento

  • 12/05/23
  • 13:00
  • Atualizado há 50 semanas

69/118

O Especial Assis 118 anos de hoje é sobre a A Feira Industrial e Agropecuária de Assis e Região e pode ser repletas de histórias de amor. Vai ser meio clichê, mas no final vou explicar o porquê.

Para falar das feiras da cidade, entretanto, temos que voltar à década de 1960, quando foi realizada a primeira FINAR de Assis, no espaço da Cia Jabur de Cereais, nas Três Porteiras (proximidades do atual Supermercado São Judas). Sucesso de público e novidade na época, a feira teve como atração principal o cantor Altemar Dutra. Segundo relatos retirados da internet, a feira também contou com outros shows como Demônios da Garoa, Nelson Ned, Angela Maria e Agnaldo Rayol. Exposições de um trator Massey Ferguson 50X, de um vagão de trem de passageiro/restaurante da antiga EFS, com ar condicionado, lançamento da Mafersa, carros como Gordini, a Pick Ups Jeep e Rural da Willis Overland, e um estande de uma marca de café, cujo garoto-propaganda era um tal de Edson Arantes do Nascimento. A FINAR também foi realizada na década seguinte em duas ocasiões, uma delas nas dependências do antigo Country Clube.

Divulgação - Especial Assis 118 anos - Foto: Divulgação
Especial Assis 118 anos - Foto: Divulgação

Nos anos 80, Assis teve outra feira, que foi realizada no antigo Haras Road Star, no entroncamento da SP-333 com a estrada para Lutécia. Me lembro de ter visitado com meus pais.

O desenvolvimento da cidade pedia por um local maior. Um novo recinto foi construído, graças a um convênio de cooperação mútua, assinado em 1985, entre a prefeitura de Assis, gestão do inesquecível Zeca Santilli, e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Divulgação - Ficar - Foto: (Facebook Memória Fotográfica Assisense)
Ficar - Foto: (Facebook Memória Fotográfica Assisense)

Às margens da Rodovia Raposo Tavares, na Vila Progresso, com seus cerca de 40 alqueires, nascia o Parque de Exposições "Jorge Alves de Oliveira", um dos maiores do país. O homenageado com o nome foi sogro de Ruy Silva.

A primeira FICAR, Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Assis e Região foi realizada em julho de 1988, para comemorar o aniversário da cidade, sendo repetida ininterruptamente até 2004.

Grandes exposições, de animais, sorteios de carros, esquadrilha da fumaça, paraquedismo, voos de helicóptero e avião panorâmicos, parques de diversões marcaram as feiras realizadas todos os anos. E muitos, shows, é claro.

Divulgação - Ficar década de 70 - Foto: (Facebook Memória Fotográfica Assisense)
Ficar década de 70 - Foto: (Facebook Memória Fotográfica Assisense)

Artistas como Roupa Nova, Jota Quest, Kid Abelha, Claudinho e Buchecha, Raimundos, Daniela Mercury, Jair Rodrigues, Karametade, Nanda Beijo, Terrasamba, Negritude Junior, Chitãozinho e Xororó, Netinho, Zezé di Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel, Leandro e Leonardo KLB, Capital Inicial, Alexandre Pires e tantos outros, estiveram por aqui. Além de artistas da cidade.

Quase pudemos ver uma apresentação de Ray Conniff, atrapalhada pela chuva. Tony Bellotto deu as caras em um show em 1995. Mas, o maior sucesso de público da FICAR foi a apresentação de Sandy & Junior, com incríveis 116 mil pessoas, quantidade devidamente registrada pelas catracas do recinto.

Divulgação - Primeira Ficar - Foto: Divulgação
Primeira Ficar - Foto: Divulgação

A FICAR não aconteceu entre 2004 e 2013, sendo retomada em 2014, com entrada franca e quatro dias e um sucesso de público, que estava com saudades. Realizada com parcerias, a feira contou com os shows de Milionário e José Rico, João Bosco e Vinícius, Jad e Jeferson e Kaco e Neto e Jads e Jadson.

Desde então, tem ocorrido todos os anos, sem cobrança de ingresso, uma das únicas feiras da região de portões abertos.

Divulgação - XV Ficar 2002 - Foto: Divulgação
XV Ficar 2002 - Foto: Divulgação

Em 2023, a Associação Assisense de Rodeio, em parceria com a Prefeitura de Assis realizará a Feira Industrial, Comercial e de Agronegócios de Assis e Região, de 05 a 09 de julho, com os seguintes shows: Palco Cidade em Movimento Grupo Voz da Verdade, Artistas de Assis, Tarde do pagode e Patati e Patatá, e Palco Arena: Rio Negro e Solimões, Wesley Safadão, Alexandre Pires, Ana Castela e Maiara e Maraísa.

Mas não apenas de feiras vive o recinto, que é chamado apenas de FICAR por quase todos (nome já `'incorporado"). Antigamente deficitário, parcerias de cessão precária de uso com associações, ajudaram a diminuir custos com manutenção e, consequentemente, tornarem lucrativo o espaço. Clube do Cavalo, Micróbios Moto Clube, Primatas Arcanos, Escoteiros, Gipe e Verbo Divino são alguns dos que fazem uso do local, que também conta com Equoterapia e Aeromodelismo.

O parque também é sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município de Assis, que está voltada para a promoção e fortalecimento das indústrias e comércio, através da promoção de política de atração de investimentos para o pólo industrial e empresarial, com vistas para o desenvolvimento local e a geração de emprego. A Secretaria também trabalha para fomentar o turismo na cidade.

Divulgação - Shows da época - Foto: Divulgação
Shows da época - Foto: Divulgação

Um especial agradecimento ao secretário Ivan Serra, que nos recebeu muito bem, para um bate-papo muito bacana, junto com a Loraine e o Luíz.

A FICAR promove diversão, desenvolvimento e notoriedade para Assis. Por aqui, costumamos dizer que isso é uma história de amor com a cidade. Mas outras histórias de amor também são escritas por lá. Comecei a namorar minha esposa Carla em uma FICAR, em 1999. Para nós, o local tem história.

Qual é a sua?

Receba nossas notícias em primeira mão!