Buscar no site

Moradora de Assis faz reclamação sobre atendimento médico do AME; Ambulatório afirma que segue protocolos

Moradora procurou o Portal AssisCity nesta terça-feira, 23

Redação AssisCity

  • 26/01/24
  • 08:00
  • Atualizado há 14 semanas

Nesta terça-feira, 23 de janeiro, a moradora de Assis, Maristela Garcia dos Santos de 61 anos, acompanhada de seu advogado, Ernesto Nobile, entrou em contato com o Portal AssisCity para fazer uma reclamação a respeito de um atendimento oftalmológico realizado no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do município.

Segundo ela, no dia 18 de agosto de 2023, ela compareceu ao ambulatório para realizar uma cirurgia de catarata, sendo operada por um oftalmologista e liberada em seguida. Alguns dias após a cirurgia, a moradora sentiu um desconforto no olho esquerdo, retornando ao AME e sendo atendida por outro profissional da área, que informou que ela estava com uma infecção e receitou um colírio.

Maristela conta que o colírio não resolveu o seu problema, então retornou mais uma vez ao ambulatório, onde em atendimento com outro oftalmologista, foi informada que sua infecção era considerada séria e que precisaria realizar uma raspagem na retina o mais rápido possível. Maristela foi, então, informada pelo AME, que este procedimento só poderia ser realizado em Marília obedecendo uma lista de espera.

A reclamação da moradora gira em torno da preocupação na demora para realizar o procedimento de raspagem, em vista de ter sido informada, segundo ela, por um oftalmologista do próprio ambulatório sobre a necessidade da mesma ser realizada o mais rápido possível. "A minha queixa é que entrei lá enxergando e sai sem enxergar, e agora posso perder minha visão devido à demora no procedimento", relatou Maristela ao Portal AssisCity.

O Portal AssisCity entrou em contato via e-mail com o AME de Assis, onde recebemos nesta quinta-feira, 25 de janeiro, uma nota de esclarecimento informando que o Ambulatório segue todos os protocolos necessários para melhor atendimento de seus pacientes e que no caso da moradora Maristela, prestou todo o suporte necessário pela especialidade de oftalmologia da unidade desde julho de 2023. Ainda segundo a nota, a paciente foi inserida na fila para consulta externa com retinólogo respeitando os critérios de urgência e emergência como os demais pacientes da rede e que todos os procedimentos adotados para o tratamento foram realizados de maneira adequada e seguindo todos os padrões técnicos e de referência.

O AME também repudiou o comportamento do advogado da paciente, Ernesto Nobile, com a assistente social do ambulatório o que entenderam ser desrespeitoso. No mais, se colocou à disposição da paciente para quaisquer esclarecimentos.

Leia a nota de esclarecimento na integra:

"Em relação à solicitação do Portal de Notícias Assiscity, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Assis informa que:

- A paciente M.G.S. vendo sendo acompanhada pela especialidade de oftalmologia da unidade desde julho de 2023. Desde então, a paciente passou por cinco consultas, uma cirurgia e seis contatos telefônicos para acompanhamento do seu quadro clínico.

- No dia 09 de janeiro, após aproximadamente 3 meses do seu último retorno ao AME, a paciente entrou novamente em contato por telefone afirmando o embaçamento da visão e, no mesmo dia, o Ambulatório providenciou o atendimento da paciente com médico especialista na Unidade.

- Conforme prescrição médica, no dia seguinte, 10 de janeiro, ela foi inserida na fila para consulta externa com um retinólogo, respeitando os critérios de urgência e emergência como os demais pacientes da rede.

- Todos os procedimentos adotados para o tratamento da paciente foram realizados de maneira adequada e seguindo todos os padrões técnicos e de referência.

O AME Assis prima por um atendimento SUS de qualidade e está à disposição da paciente e dos seus familiares para quaisquer esclarecimentos.

Assis, 25 de janeiro de 2024".

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais