Buscar no site

Moradores do Parque Colinas reclamam do alto número de animais abandonados no bairro

São inúmeros cães, gatos e até cavalos abandonados nas vias públicas

Redação AssisCity

  • 24/08/23
  • 17:00
  • Atualizado há 36 semanas

O alto número de animais abandonados nas ruas do Parque Colinas, em Assis, principalmente de cachorros, tem gerado preocupação entre os moradores da região. Ao passar pelas ruas do bairro não é difícil de se deparar com cachorros, gatos e até cavalos completamente abandonados e em situações precárias de saúde.

Uma moradora, que optou por não se identificar, entrou em contato com o Portal AssisCity para enfatizar. "Aqui, a situação é caótica. É como se a área fosse tomada por esses animais abandonados. Não são apenas cachorros, mas cavalos também. Nas ruas, cachorros são vistos aos montes, cerca de três em cada esquina. Só até a escola do meu filho, cheguei a contar 20 deles. Isso não coloca em risco só esses cachorros, mas a nós também, seja dirigindo ou até contraindo alguma doença", revelou.

Portal AssisCity - Moradores do Parque Colinas reclamam do alto número de animais abandonados no bairro - FOTO: Portal AssisCity
Moradores do Parque Colinas reclamam do alto número de animais abandonados no bairro - FOTO: Portal AssisCity

Além de ser crime abandonar animais em vias públicas, previsto em lei no Brasil desde 1998, em 2020 uma lei federal endureceu a punição para quem pratica maus-tratos a animais, com a pena chegando até cinco anos de reclusão, multa e perda da guarda, quando o animal é do próprio agressor. Mais do que um risco aos animais, o abandono traz consequências para a saúde de toda a população uma vez que eles também podem ser vetores de doenças para seres humanos.

Entre as doenças que podem ser transmitidas, estão a micose, a leptospirose, a doença de Lyme, a ancilostomose e a raiva, principalmente quando esses animais não recebem os devidos cuidados. Diante disso, Bruna Bellé, representante da ONG SOS Pets em Assis, enfatiza a importância de agir com responsabilidade ao considerar a adoção de animais abandonados. "Recomendamos que, antes de adotar animais de rua, os indivíduos procedam com o recolhimento adequado e encaminhem esses animais diretamente a um veterinário. Consultas regulares, vermifugação, vacinação e, para animais adultos, a castração, são etapas essenciais", afirma.

Portal AssisCity - São inúmeros cães, gatos e até cavalos abandonados nas vias públicas - FOTO: Portal AssisCity
São inúmeros cães, gatos e até cavalos abandonados nas vias públicas - FOTO: Portal AssisCity

No entanto, a voluntária alertou que também é preciso que a população se conscientize a respeito do problema. "Enquanto as pessoas não tomarem consciência da importância da castração, continuaremos vendo animais nas ruas, infelizmente. Para ter ideia, ano passado a ONG castrou 394 animais. Desde 2017, já castramos mais de 1530 cães e gatos, mas ainda sim nos deparamos com ninhadas e animais em situação de rua", completou.

Portal AssisCity - Cavalos podem ser recolhidos pela Defesa Civil - FOTO: Portal AssisCity
Cavalos podem ser recolhidos pela Defesa Civil - FOTO: Portal AssisCity

Conforme o Portal AssisCity apurou, a Prefeitura de Assis não realiza o recolhimento de animais que estão nas ruas da cidade. Em nota, a Secretaria do Meio Ambiente informou que a Defesa Civil realiza periodicamente o recolhimento de cavalos soltos em via pública e, em relação ao cachorros e gatos, escreveu:

"A secretaria realiza feiras de adoção de cães e gatos, incentivando a adoção responsável. Além disso, também faz campanhas de arrecadação de ração para ajudar os cuidadores voluntários e organizações de apoio animal que existem na cidade. Só em 2022, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Prefeitura de Assis, realizou mais de 300 castrações gratuitas de cães machos e fêmeas e estamos abrindo processo para nova chamada pública para ter mais castrações, inclusive de gatos", finalizou.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais