Buscar no site

Rádio Cultura de Assis: uma jovem senhora, presente nos corações assisenses há mais de 60 anos

O compromisso dessa equipe com a informação e o entretenimento foi tão grande que trouxe consigo uma legião de ouvintes fiéis, num raio de 30 quilômetros.

Fernndo Nascimento

  • 20/05/23
  • 09:00
  • Atualizado há 49 semanas

77/118

Pra ser mais exato, 61 anos, recentemente completados. O capítulo de hoje do Especial 118 anos de Assis conta nossa história de amor embalada ao som de músicas clássicas orquestradas, MPB, do rock que invadiu os anos 80, sertanejo, e muito louvor. Tudo isso e mais um pouco. Senhoras e senhores, com vocês, a Rádio Cultura.

Antes, um salve especial ao Nilson Luis Gomes, o Xuxu, criador da página no Facebook "Memorial do Rádio Assisense", um verdadeiro museu virtual que relata muitas ricas histórias de Assis sobre este veículo de comunicação que faz parte da vida de todos nós. A maior parte das informações de hoje são de sua autoria, devidamente compiladas pelo Rodolfo Kubota, da equipe Cultura.

Divulgação - Rádio Cultura de Assis: uma jovem senhora, presente nos corações assisenses há mais de 60 anos
Rádio Cultura de Assis: uma jovem senhora, presente nos corações assisenses há mais de 60 anos

Você sabia que as transmissões de rádio acontecem ao se enviar um sinal sonoro em forma de ondas eletromagnéticas (ondas de rádio) através de uma torre? Os aparelhos que estiverem sintonizados na mesma frequência destas ondas, conseguirão captar a mensagem enviada. As duas principais formas de transmissão de sinais de rádio são AM (Amplitude Modulation) e FM (Frequência Modulada).

A frequência AM emite pulsos mais modulados e amplos, de modo a atingir maior alcance, apesar de terem uma frequência média bastante irregular, sujeita a interferências de outros tipos de ondas eletromagnéticas. Já a frequência FM, possui menor alcance, mas é mais resistente a essas interferências e apresenta uma qualidade sonora mais alta.

Então, voltemos ao dia 1 de abril de 1962. Parecia mentira mas, naquele domingo, ao som de "Summer's Place", de Billy Vaughn e Orquestra, tema do filme "Amores Clandestinos" (título em português), era oficialmente inaugurada a Sociedade Assis Rádio Studio Ltda, fundada por José de Camargo (in memorian), Antonio José de Camargo e Ari Ferreira da Costa (in memorian).

Divulgação - Prédio antigo da Rádio Cultura em Assis - Foto: Memorial do Rádio Assisense
Prédio antigo da Rádio Cultura em Assis - Foto: Memorial do Rádio Assisense

A locução da festa de inauguração ficou a cargo do saudoso Augusto Nunes, enquanto que a benção foi do não menos saudoso Monsenhor Floriano. Tudo transmitido ao vivo pela nova Rádio Cultura de Assis AM.

O compromisso dessa equipe com a informação e o entretenimento foi tão grande que trouxe consigo uma legião de ouvintes fiéis, num raio de 30 quilômetros. Em 1979, passou a operar com 5000 watts de potência, na frequência de 1020 KHz AM, podendo ser sintonizada em num raio de 100 quilômetros. A Rádio contribuiu significativamente com o desenvolvimento de Assis e de todo o Vale Paranapanema

Em 1º de junho de 1980, foi inaugurada a Cultura 2 FM, primeira rádio de frequência modulada da cidade, na frequência 100,1 MHz. Os anos seguintes consolidaram a emissora como uma das melhores rádios do interior do estado de São Paulo. Nessa época possuía um time de excelentes profissionais que faziam grande sucesso junto ao seu público ouvinte. A discoteca chegou a ter mais de 15.000 LP's.

Divulgação - Torre de transmissão antia da Rádio Cultura em Assis - Foto: Memorial do Rádio Assisense
Torre de transmissão antia da Rádio Cultura em Assis - Foto: Memorial do Rádio Assisense

O sucesso do Sistema Cultura de Comunicação desde seu início deu-se pelo conjunto dos profissionais que trabalham nos bastidores para uma melhor programação e pelos profissionais que levaram alegria, informação e divertimento para os ouvintes.

No ano 2000, a emissora instalou-se no 10º andar do Conjunto Comercial Assis Center, na Rua Benjamin Constant, deixando o antigo prédio, na Rua Capitão Francisco Rodrigues Garcia, onde funcionou por mais de 40 anos.

A Rádio Cultura de Assis sempre teve tradição no jornalismo. Os fatos mais importantes ocorridos na cidade e municípios vizinhos foram narrados pela equipe de repórteres e locutores da rádio. Na cobertura das eleições, a Cultura sempre participou, informando os seus ouvintes apurando os resultados em Assis e região. E também sempre falou dos acontecimentos mais importantes do país. No esporte, a rádio também se destacou, transmitindo vários campeonatos de futebol e basquete.

Desde o ano de 2013 a Rádio Cultura de Assis, seguindo o desejo de sua proprietária Anna Amélia Ferreira de Camargo (in memorian), migra sua programação para o público gospel, com o intuído de propagar o evangelho, levando aos lares a música gospel e a palavra de Deus.

Grandes profissionais do rádio assisense já falaram em seus microfones, na locução, narração ou reportagens, inclusive nossa "chefa" Bruna Fernandes. Muitas histórias de amor foram contadas ou cantadas nestes 61 anos. Com certeza casais se juntaram ao som da rádio. Empresas cresceram, ao veicularem seus anúncios durante a programação. O desenvolvimento de Assis passou pelas ondas AM e FM da Cultura.

Qual a sua história com a Rádio Cultura?

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais