Buscar no site

Reta final do verão: professor assisense fala sobre altas temperaturas que marcaram a estação

Com a chegada no outono no dia 20 de março, clima tende a ficar mais ameno

Redação AssisCity

  • 17/03/24
  • 08:00
  • Atualizado há 5 semanas

Quando pensamos no verão, a primeira coisa que vem em nossa cabeça são dias quentes e ensolarados. Mas a temporada de verão 2023/2024 ficará lembrada pelas médias térmicas acima do padrão normal para a estação, com temperaturas elevadas chegando muitas vezes na casa dos 40º de sensação térmica.

Os últimos dias do verão em Assis, bem como em todo Vale do Paranapanema, serão marcados por mais uma atuação de fortes ondas de calor. Eventos desta ordem estão se tornando cada vez mais frequentes, sendo que suas causas se conectam com as mudanças climáticas já em curso, bem como com eventos atmosféricos e oceânicos como o El Niño.

O Portal AssisCity conversou com o Professor de Geografia, Thiago Hernandes, que explicou sobre a influência do El Niño nas altas temperaturas e o que podemos esperar com a chegada do outono na próxima semana.

Reprodução/Redes Sociais - O professor de Geografia Thiago Hernandes - Foto: Reprodução/Redes Sociais
O professor de Geografia Thiago Hernandes - Foto: Reprodução/Redes Sociais

"O El Niño pode ser entendido como um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial. Ele ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem duração média que varia entre um ano a um ano e meio, com início nos últimos meses do ano. Com a modificação do padrão de circulação atmosférica sobre o Pacífico, o El Niño fica responsável por alterar a distribuição de umidade e das temperaturas em várias áreas do planeta. No Brasil, ele ocasiona secas prolongadas nas regiões Norte e Nordeste e chuvas intensas e volumosas na região Sul", explica o professor.

Divulgação - Reta final do verão: professor assisense fala sobre altas temperaturas que marcaram a estação - Foto: Divulgação
Reta final do verão: professor assisense fala sobre altas temperaturas que marcaram a estação - Foto: Divulgação

A projeção, segundo Thiago, é que com o fim do verão no Hemisfério Austral e a chegada do outono, as temperaturas voltem, de forma gradativa, a níveis menores e que as ondas de calor sejam menos recorrentes. "A projeção do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de que o El Niño comece a perder força já a partir de abril/maio, o que permitirá um outono mais 'neutro'. O outono é uma estação de transição, por este motivo é normal a coexistência de períodos com temperaturas mais baixas sendo alternados por temperaturas mais elevadas, porém, é evidente a percepção da diminuição das chuvas em relação ao verão", disse.

Em Assis, bem como em boa parte do Vale do Paranapanema, a previsão é de que a próxima semana seja marcada pela volta das chuvas mais significativas e a diminuição do intenso calor que está sendo registrado.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias